Cultura

Barlavento faz show especial em homenagem ao Rei do Baião

Imagem Barlavento faz show especial em homenagem ao Rei do Baião
Apresentações acontecem nos dias 02, 09, 16 e 20 de junho  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 29/05/2012, às 07h17   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Este é o “ano Gonzaguiano”, uma alusão ao centenário de Luiz Gonzaga. O Rei do Baião é sempre lembrado, cantado e sua música popular nordestina continua fazendo escola. Para homenageá-lo, o Barlavento preparou o show especial “Gonzagão também samba!”, regado a muito samba de roda, para os dias 02, 09, 16 e 20 de junho, na varada do SESI Rio Vermelho, a partir das 21h. 
“A música nordestina é cheia de influências e sonoridades. O samba, baião, xote, cooco e xaxado são alguns dos ritmos que compõe essa mistura cultural de grande riqueza, e foi tão bem cantada pelo nosso saudoso Luiz Gonzaga. O Barlavento sempre passeou por estes ritmos, com músicas de Jackson do Pandeiro, Gonzagão, dentre outros, mesmo tendo o samba de roda, a música dos pescadores e marisqueiras como sua fonte principal”, declara Hamilton Reis, cantor e diretor musical do grupo. 
O Barlavento aproveita ainda o período junino, que este ano será mais curto, para atrair o público para suas apresentações. A proposta é uma fusão entre o samba, mais precisamente o de roda, com a música do inesquecível Lua. No repertório, músicas conhecidas do público como: Respeita Januário, Asa Branca, Propriá, O Xote das Meninas, Juazeiro, Baião da Penha, Riacho do Navio, além de quadrilhas juninas cantadas e compostas por Gonzagão, tudo isso com o tempero peculiar do Barlavento. As músicas compostas pelo grupo  e por parceiros como Tom Barreto, Ricardo Cruz e Júlio Caldas – O Buraco de Maroca, Marisqueira, A flor do dendê e os sambas do Recôncavo, também estarão presentes no shows. 
Luiz Gonzaga e o Samba
Quando o ex-soldado do Exército Luiz Gonzaga inicia a vida de sanfoneiro no Rio de Janeiro, em 1939, ele sobe o morro, se enturma nas rodas de samba, mas o sotaque nordestino dele fracassa-o como cantor de samba.  O samba gravado por Luiz Gonzaga em sua discografia é Tenho Onde Morar, dele e Dário de Souza, de 1947, ano da célebre toada Asa Branca: “O barracão é teu/Vou desocupar/Meu coração vai desabafar/Me dá meu violão/Que eu vou embora/Quero mostrar à senhora/Que eu tenho onde morar/Já vou!” 
O Rei do Baião chegou a participar do desfile da Unidos de Lucas, escola de samba do Rio de Janeiro, em 1982. E, na mesma época, participou da gravação do samba enredo Lua Viajante. Em 2012, Gonzagão também foi homenageado no carnaval carioca, pela Unidos da Tijuca. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp