Cultura

Música, esporte e lazer marcam abertura do Festival da Cidade

Publicado em 25/03/2013, às 09h51   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O Jardim de Alah já estava lotado de atletas no início da manhã deste domingo (24) para a etapa Outono do Circuito das Estações Adidas 2013. O evento esportivo marcou o início da programação do Festival da Cidade, que vai até o próximo domingo (31). Cerca de quatro mil corredores, entre amadores e profissionais, participaram de corridas de 5km e 10km em dois percursos ao longo da Avenida Octávio Mangabeira.

Este ano, a corrida integra as comemorações dos 464 anos de Salvador. “A cidade merece mais eventos como esse, que deem destaque ao esporte, que popularizem mais a prática. Os soteropolitanos precisam aproveitar também a cidade por esse viés”, destacou Luiz Passos, 43, atleta amador que participa da corrida pela terceira vez.

Do outro lado da cidade, as Ruas de Lazer e Cultura deram espaço para atividades recreativas e para a música em três bairros. No Dique do Tororó e na Barra, locais que recebem sempre o projeto, o evento contou com a participação do Microtrio. A Ribeira, no antigo Beco do Cadinho, foi incluída no projeto durante o primeiro dia do Festival da Cidade.

No Dique, o projeto contou também com uma minifazenda com pôneis, coelhos, patos e minivacas e ainda com uma feira de orquídeas. No próximo domingo (31), a Rua de Lazer na Barra ganhará reforço, com a presença dos artistas do Circo Picolino.

Para o coordenador geral de Esporte da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Téo Senna. “a intenção da Prefeitura é atrair novos parceiros para que outros locais sejam inseridos do projeto Ruas de Lazer, oferecendo opções de lazer para toda a família em mais pontos da cidade”.

CHORINHO – A manhã terminou em grande estilo com a apresentação do Grupo Cultural Canto da Praça, que há oito anos leva chorinho e MPB ao Jardim de Nazaré (Praça Conselheiro Almeida Couto). Reunindo um público muito especial, formado principalmente por senhores e senhoras da terceira idade, o Canto da Praça homenageou Salvador com um parabéns em ritmo de samba, com direito a bolo preparado especialmente para a ocasião. “Mesmo morando muito longe, venho quase semanalmente e quando soube que seria um encontro especial, em homenagem ao aniversário da cidade, não poderia fazer diferente. Saí às 6h de casa, mas estou aqui, firme e forte”, comentou, animada, Lindaura Maria Nunes, de 86 anos, moradora de Periperi.

No local, o presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, falou sobre a importância de valorizar as manifestações populares que já acontecem pela cidade. “É importante andar pela cidade e descobrir esses nichos de cultura popular com um público tão fiel e tão especial. Precisamos valorizar, apoiar e pensar melhor esses eventos e também por isso que os incluímos no Festival da Cidade”, afirmou.

RESTAURAÇÃO – Nesta segunda-feira (25), o Festival da Cidade segue abrindo espaço para a arte e cultura em todos os cantos de Salvador. Além de exposições de artes plásticas e fotografia, o dia contará com a inauguração do restauro do Marco de Fundação da Cidade, apresentações solo de músicos em meio ao burburinho do fim de tarde nas estações da Lapa e do Iguatemi e pelas praças da Inglaterra (Comércio), Municipal, além do Terreiro de Jesus.

Será a primeira vez que isso ocorre em Salvador de forma organizada. Os músicos foram contratados pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) e pela Fundação Gregório de Mattos, vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura. O Festival ainda conta com cinema, teatro, dança e eventos religiosos.

Programação de segunda-feira do Festival da Cidade

Dia 25 de março (segunda)
HoraEventoLocal
9h às 17h
Até 27
Exposição Fotográfica Salvador: transformação urbana em sete décadas Largo do Pelourinho
Museu da Cidade
10h Início do restauro do Monumento de Fundação da Cidade Porto da Barra
17h Músicos na Cidade
O Sax de Ricardo Antonio
Estação da Lapa
17h Músicos na Cidade
O Trompete de Marcos Dó
Estação Iguatemi
17h Músicos na Cidade
O Sax de Seu Nilton
Praça da Inglaterra
17h Músicos na Cidade
O Sax de Cayo Brito
Praça Municipal
17h Músicos na Cidade
O Acordeon de Estevam Dantas
Terreiro de Jesus
17h Concerto
Orquestra Brasileira de São Salvador
Barris
Quadrilátero da Biblioteca Pública
18h30 Concerto
Messias, de Handel, com Coro Polifônico
Igreja de São Francisco
19h00 Cinema na Praça
Preto no Branco / A Cartomante
São Cristóvão do Aeroporto
Pátio da Escola Municipal Antonio Carlos Magalhães
20h Trovões Street Dancers Bonfim
Praça Dodô e Osmar

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp