Cultura

Projeto “Cinema no Centro” movimenta Subúrbio e começa hoje

Imagem Projeto “Cinema no Centro” movimenta Subúrbio e começa hoje
Na programação, duas mostras de curtas baianos   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/10/2013, às 18h22   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O projeto “Cinema no Centro”, do coletivo audiovisual Plano 3 Filmes, vai movimentar o subúrbio ferroviário, levando oficinas de cinema e mostras de curtas baianos para o público infanto-juvenil e para o público adulto, na semana de 07 a 12 de outubro, no Centro Cultural Plataforma. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.
O projeto é uma iniciativa do coletivo Plano 3 Filmes, que nos últimos meses, graças ao apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e do Ministério da Cultura, apresentou seus filmes em alguns dos mais importantes mercados e fóruns internacionais, como o DOCMONTEVIDEO e o DOCSBARCELONA, e agora desejam compartilhar a experiência adquirida lá fora com outros realizadores e com a comunidade baiana.
Para Paula Gomes, produtora do evento, a escolha por Plataforma deve-se à necessidade de descentralizar a exibição dos filmes e mesmo as atividades de formação na área. “Estamos vivendo um momento de repensar nossa cidade, e também é nosso papel, enquanto produtores, fazer com o cinema baiano cruze a fronteira do circuito tradicional e chegue até o público de outros centros”, diz.
 As oficinas de “Elaboração de Projetos Audiovisuais” e “Roteiro de Cinema” acontecem de 07/10 até 10/10, ministradas por Haroldo Borges, Paula Gomes e Marcos Bautista, e ainda tem vagas disponíveis. Inscrições do email: [email protected].
Na programação, duas mostras de curtas baianos que serão apresentadas ao público no dia 12/10. A primeira, às 10h e às 15h, traz em homenagem às crianças, os filmes “Balú”, de Paula Gomes, “Pequeno”, de Ernesto Molinero, “Sonhos”, de Haroldo Borges, “A Bicicleta do Vovô”, de Henrique Dantas e “É Proibido Menino Calçado Entrar na Escola”, de Edson Bastos e Henrique Filho. A segunda, às 19h, traz curtas premiados da recente produção baiana, como “A Descoberta”, de Ernesto Molinero, “Menino do Cinco”, de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira, “Menino Invisível”, de Murilo Deolino, Danilo Umbelino e Uiran Paranhos, e “Jessy”, de Paula Lice, Ronei Jorge e Rodrigo Luna.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp