Cultura

Vídeo: fiéis, balaio, pedidos, agradecimentos, o prefeito e a oferenda a Iemanjá

Imagem Vídeo: fiéis, balaio, pedidos, agradecimentos, o prefeito e a oferenda a Iemanjá
Reportagem do Bocão News registrou os melhores momentos da homenagem à rainha do mar  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/02/2014, às 15h16   Caroline Gois (Twitter: @goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

"Ela mora no mar, Ela brinca na areia, No balanço das ondas, A paz ela semeia". A crença cantada por Clara Nunes revive em todo dia 2 de fevereiro uma das manifestações culturais mais importantes da Bahia. Hoje, milhares de pessoas foram até o bairro do Rio Vermelho prestar homenagens à rainha do mar, Iemanjá.
Entres os mimos entregues à santa estavam o perfume de alfazema, bonecas, pentes e as flores brancas e vermelhas que nunca ficam de fora dos cestos somados ao balaio principal. Neste, está também o presente especial. Este ano uma tartaruga biodegradável foi preparada para ser entregue à Iemanjá, produzida pelo artista plástico Rui Santana. "O objetivo é pedir a Iemanjá pela preservação da tartaruga marinha", contou Santana.
Devotos do candomblé e católicos compartilhavam a fé na areia da praia. Entre os pedidos e agradecimentos, havia aqueles que nao faltavam na lista da maioria dos que seguiram até o local da consagração: Saúde e Paz. Até o prefeito ACM Neto (DEM), que foi ao local acompanhado do Secretário do Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Cortizo Bellintani, revelou o pedido que fez a Iemanjá.  "Que ela possa devolver à nossa cidade proteção e energia positiva", pediu.
Além do democrata, marcaram presença o pré-candidato ao governo pela opoisção e cacique do PMDB baiano, Geddel Vieira Lima, o deputado federal Nelson Pelegrino e o presidente do PCdoB na Bahia, deputado federal Daniel Almeida. Vereadores também estiveram no Rio Vermelho. Dois deles descumpriram a lei e foram barrados pela Sucom. 
Marcell Moraes (PV) e Gilmar Santiago (PT) decidiram quebrar as regras e em uma tentativa frustrada de fazer campanha saudando Iemanjá, tiveram suas faixas retiradas da via pelo órgão municipal. Ambos afirmaram ao Bocão News que desconheciam as faixas.
Mas, estes registros não tiraram a beleza da festa que encanta também aos turistas. Considerado um evento tranquilo, o Major André Ricardo, comandante da 12ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), em conversa com o site Bocão News, disse que até às 15h apenas seis furtos haviam sido registrados. 1.500 policiais realizaram a segurança da festa de rua. Para o major, o planejamento prévio e o aprimoramento é um dos principais aliados para que a polícia consiga um resultado esperado. Já nos postos de saúde, nenhuma ocorrência grave. Até às 16h, nenhum ferido havia sido atendido. Apenas excesso de consumo de bebida alcoólica e algumas pessoas que desmaiaram por conta do calor deram entrada no posto. 

Mas, o grande momento havia de chegar. E foi no início do pôr do sol que os presentes começaram a deixar o barracão. Diversas embarcações seguiram rumo à linha do horizonte para saudar Iemanjá. De lá, um a um - cada pedido, desejo, agradecimento e oferenda - foi lançado ao mar. A festa milenar que a cada ano abençoa a Bahia e os baianos, se firmou neste domingo, dando às boas vindas a 2014 - com o axé de Yemanja Odoiá Odoiá, mãe de todos os orixás.

ASSISTA AO VÍDEO:


VÍDEO PRODUZIDO POR TONY SILVA

A História
Yemanjá ou Iemanjá é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão yoruba Yéyé omo ejá. Na mitologia yoruba, o dono do mar é Olokun, que é pai de Iemanjá, sendo ambos de origem Egbá. Yemojá é saudada como Odò ("rio") ìyá ("mãe") pelo povo Egbá, por sua ligação com Olokun, orixá do mar (masculino no Benim e feminino em Ifé), referida como sendo a "rainha do mar" em outros países. É cultuada no rio Ògùn, em Abeokuta.

No Brasil, a orixá goza de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras e até por membros de religiões distintas.  Em Salvador, ocorre anualmente, no dia 2 de fevereiro, a maior festa do país em homenagem à "Rainha do Mar". A celebração envolve milhares de pessoas que, trajadas de branco, saem em procissão até o templo mor, localizado no bairro Rio Vermelho, onde depositam variedades de oferendas, tais como espelhos, bijuterias, comidas, perfumes e toda sorte de agrados. Todavia, na cidade de São Gonçalo, os festejos acontecem no dia 10 de fevereiro.
Outra festa importante dedicada a Iemanjá ocorre durante a passagem de ano no Rio de Janeiro e em todo litoral brasileiro. Milhares de pessoas comparecem e depositam no mar, oferendas para a divindade. A celebração também inclui o tradicional "banho de pipoca" e as sete ondas que os fiéis, ou até mesmo seguidores de outras religiões, pulam como forma de pedir sorte à orixá.
Na umbanda, é considerada a divindade do mar. "Iemanjá, rainha do mar, é também conhecida por dona Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá e Maria, no paralelismo com a religião católica. Aiocá é o reino das terras misteriosas da felicidade e da liberdade, imagem das terras natais da África, saudades dos dias livres na floresta". — Jorge Amado.

*Vídeo produzido pelo repórter Tony Silva / Colaborou o repórter Tony Silva
Nota originalmente postada às 20h do dia 2

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp