Cultura

Exército concede gestão de fortes à prefeitura de Salvador

Imagem  Exército concede gestão de fortes à prefeitura de Salvador
Até 2016, os cinco fortes das forças armadas serão administrados por ACM Neto  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/09/2014, às 06h52   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

A partir de 2016, os cinco fortes das forças armadas passarão para a gestão da prefeitura de Salvador. Na tarde desta segunda-feira (8), o prefeito ACM Neto (DEM) e o comandante da 6ª Região Militar do Exército, general Artur Costa Moura, assinaram o termo de cessão de uso dos fortes de Santa Maria e de São Diogo, localizados na Barra. De acordo com o general, a ação visa preservar a história, além de revitalizar o espaço. Nos locais ainda abrigarão museus dos artistas Carybé e Pierre Verger.


Segundo o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, a ação é pioneira e beneficiará o trade turístico de Salvador. “Serão 10 equipamentos turísticos integrados com tíquete único. Dentre esses equipamentos estão ainda o Museu Náutico do Farol da Barra e o subsolo do Mercado Modelo”, explica.

A prefeitura já está em negociação com a Marinha do Brasil para a cessão do Forte de Santo Antônio. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já concedeu a gestão do Forte de São Marcelo após a revitalização do equipamento. Em 2016, o Forte de Monte Serrat também será administrado pela prefeitura baiana. O edital de licitação será publicado ainda este mês de setembro.



Publicada no dia 8 de setembro de 2014, às 19h10

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp