Cultura

Baiano e pai do rock brasileiro, Raul Seixas será homenageado na Flipelô 2024; saiba detalhes

Ivan Cardoso/Divulgação
Grande evento da literatura baiana, Flipelô vai homenagear Raul Seixas  |   Bnews - Divulgação Ivan Cardoso/Divulgação
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 27/02/2024, às 14h41


FacebookTwitterWhatsApp

Baiano e pai do rock brasileiro, o poeta, cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista Raul Seixas (1945–1989) será o grande homenageado na Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ). O evento está marcado para acontecer entre os dias 7 e 11 de agosto, no Centro Histórico de Salvador.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Bastante conhecido no mundo do rock, o Maluco Beleza também amava a literatura. Na adolescência, Raul passava horas na biblioteca do pai lendo livros de filosofia e ficção. Ele adorava escrever contos, poesias, histórias em quadrinhos e sua maior referência era o escritor baiano Jorge Amado.

Eu queria ser escritor, feito Jorge Amado, vivendo de meus livros, escrevendo o dia todo, com uma camisa branca aberta no peito e cigarro caindo do lado”, revela Seixas, em depoimento no livro Raul Seixas: Uma antologia (1992), de Sylvio Passos e Toninho Buda.

Angela Fraga, diretora executiva da Fundação Casa de Jorge Amado, justificou a escolha de Raul Seixas como grande homenageado da FLIPELÔ 2024. Para ela, o pai do rock brasileiro tem relação com o universo amadiano ao buscar na cultura popular o tempero de suas obras.

Também igual a Jorge Amado, questionou as desigualdades sociais vigentes. Raul Seixas defendia uma sociedade alternativa, o que o levou a virar alvo da ditadura militar. Teve sua obra censurada, foi perseguido e exilado. Mas nada disso diminuiu a força da sua obra, que segue viva e atual. Raul Seixas é um dos maiores artistas brasileiros”, inicia.

E completa:

É referência às velhas e novas gerações. Suas palavras, como as de Jorge Amado, são contemporâneas, definem o Brasil de hoje: um país que segue em uma 'metamorfose ambulante'. E é essa obra potente do Maluco Beleza que a FLIPELÔ vai debater e reverenciar", finaliza Angela.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp