Cultura

Editora baiana com trabalho voltado para literatura feita por mulheres negras ganha destaque na Flica

Divulgação
Diálogos Insubmissos lançou livro que aborda histórias de luta e organização política das mulheres negras  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 31/10/2023, às 12h37   Cadastrado por Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

O trabalho realizado por mulheres negras na busca por mais igualdade social ganha destaque no livro “30 años tecendo a Red de Mujeres Afrolatinaamericanas, Afrocaribenhas y de la Diáspora”, que foi lançado na Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) no últmo 27, no espaço Casa Pretahub, em Cachoeira.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

É a primeira publicação internacional da Editora Diálogos Insubmissos, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo e o Instituto Odara. O livro celebrará os 30 anos do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, oficializado em 25 de julho de 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante Encontro de Mulheres Negras e Caribenhas, na República Dominicana.

Organizada pela Red de Mujeres Afrolatinaamericanas, Afrocaribenhas y de la Diáspora, a publicação contém textos escritos por ativistas históricas do movimento negro e do movimento de mulheres negras da América Latina e do Caribe, como Epsy Campbell, ex-vice-presidente da Costa Rica.

O lançamento do livro aconteceu durante encontro que tratou sobre as histórias de luta e organização política das mulheres negras e teve a presença de Dayse Sacramento, editora responsável da Diálogos Insubmissos, de Christiane Gomes, coordenadora de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo, e de Silene Arcanja, coordenadora de projetos do Instituto Odara. Ao final do lançamento, os participantes ainda poderão curtir ao som da DJ Belle no Baile Insubmisso.

.

Participando pela 5ª vez da FLICA, a Diálogos Insubmissos atua para valorizar e promover uma maior participação de mulheres negras em festivais literários. “Na FLICA, nós temos a Casa Insubmissa de Mulheres Negras como um espaço para aproximar o público presente da literatura feita por mulheres negras. É uma proposta que assegura a nossa produção junto com o nosso protagonismo reforçando o direito de existir enquanto sujeitos que pensam e constroem literatura” ressalta Dayse Sacramento, fundadora da Editora Diálogos Insubmissos.

Editora Diálogos Insubmissos

A Editora Diálogos Insubmissos foi criada com o propósito de promover e dar visibilidade à produção artística, intelectual, política e editorial de mulheres negras. Com foco em levar conhecimento para diferentes lugares do mundo, a editora descendente da plataforma literária Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras (DIMN) já lançou oito livros e e-books desde novembro de 2021, ano de criação. Atualmente, possui uma equipe exclusivamente formada por mulheres negras.

Casa Insubmissa de Mulheres Negras

Para estimular a produção intelectual de mulheres negras, a Casa Insubmissa de Mulheres Negras é um espaço que realiza encontros visando o debate sobre obras de escritores, ativistas, pesquisadoras e artistas brasileiras. Desde 2017, esteve presente em importantes eventos, como: Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP); Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ); e Festa Literária de Mucugê (Fligê), além da FLICA. Em 2023, a Casa Insubmissa estará pela 5ª vez consecutiva na FLICA e a entrada será gratuita para o público presente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp