Cultura

Escritora Conceição Evaristo receberá título de cidadã baiana

Reprodução / GIFE
Conceição Evaristo é participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra  |   Bnews - Divulgação Reprodução / GIFE

Publicado em 23/12/2021, às 09h43   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Foi aprovada nesta quarta-feira (22), em sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) a proposição do deputado estadual Bira Corôa (PT) que concede o título de cidadã baiana à escritora, poetisa e ensaísta mineira, Conceição Evaristo.

Conceição é participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra, estreou na literatura em 1990, quando passou a publicar seus contos e poemas na série Cadernos Negros. Ganhadora do Prêmio Jabuti em 2015, é autora das obras “Becos da memória”, “Olhos d'água”, “Insubmissas lágrimas de mulheres” e do romance “Ponciá Vicêncio”.

“A atividade dela como ativista de valorização a cultura negra se faz necessária, principalmente no Brasil nos tempos de hoje. Esse título é o reconhecimento da população pela expressiva trajetória de serviços prestados à nossa gente”, parabenizou o parlamentar. A data da entrega do título ainda será definida pela Casa Legislativa.

Comenda 2 de Julho - Na oportunidade, também foi aprovado a Comenda 2 de Julho ao ex- deputado federal Luiz Alberto, em reconhecimento à sua trajetória de vida. “Os mandatos de Luiz sempre foram uma escola de formação de lideranças políticas negras para o Estado da Bahia, além de Referência no combate ao racismo em todo Brasil.

Luiz Alberto teve esta pauta na sua caminhada e se dedicou de corpo alma na defesa do povo negro- Quilombolas, povos tracionais, entre outros”, disse o petista.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp