Cultura

Festa de Santa Bárbara: Fé e devoção se unem no sincretismo religioso em Salvador

Dinaldo Silva/BNews
Soteropolitanos e visitantes tomaram as ruas do Centro Histórico para render homenagens à Santa  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 04/12/2023, às 12h59 - Atualizado às 13h00   Samyle Fonseca


FacebookTwitterWhatsApp

Anualmente, centenas de pessoas se vestem de vermelho e branco no dia 4 de dezembro. Na manhã desta segunda-feira (4), não foi diferente, a celebração católica do dia de Santa Bárbara atraiu uma multidão às ruas do Centro Histórico, marcando o início do calendário de festas populares religiosas, em Salvador, na Bahia.

O evento também contou com a participação de seguidores do candomblé, que reverenciaram Iansã, orixá associada à figura de Santa Bárbara no sincretismo religioso.

Foto: Dinaldo Silva / BNews

Acompanhando os festejos há mais de 30 anos, o pai de santo, Pai Pote de Santo Amaro, compartilhou os pedidos feitos anualmente. "Há mais de 30 anos na luta pelo povo negro e povo de Santo, peço sempre saúde e paz para o povo do mundo. Se todo país fosse assim, não haveria guerra", afirmou.

Presente no local, o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, destacou a festividade como um evento de relevância cultural, religiosa e turística para o estado. "Somos uma terra única, um povo singular. Essa união entre religiões também contribui para impulsionar o turismo local. Isso é fundamental para os baianos", enfatizou.

Foto: Dinaldo Silva / BNews

Também estiveram presentes no local o governador interino, Geraldo Júnior (MDB), secretários de estado, deputados, vereadores e representantes de órgãos públicos e privados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp