Cultura

Festival de Língua Portuguesa acontece em Salvador até novembro

Divulgação

A programação do festival segue até o final do ano

Publicado em 05/05/2022, às 22h54    Divulgação    Redação BNews

A prefeitura de Salvador lançou na tarde desta quinta-feira (5), no Palácio Thomé de Souza, o Festival da Língua Portuguesa. A solenidade contou com a presença da vice-prefeita Ana Paula Matos e do cônsul-geral de Portugal, Jorge Fonseca, além de outras autoridades.

O evento acontece através de uma parceria da Prefeitura de Salvador, por meio do Escritório de Cooperação Internacional, com a Baiano Eventos e Produções, Instituto de Cooperação e da Língua - Camões, Embaixada de Portugal no Brasil, Fundação José Saramago, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

"Temos como objetivo fazer parcerias, congraçamento e relacionamento e fazer isso com países de Língua Portuguesa é fundamental. Neste festival tem música, arte e cultura, mas ter a oportunidade de dialogar sobre a nossa língua é muito lindo. Temos raízes históricas com Portugal", disse a vice-prefeita.

Leia também:Carlinhos Brown assina a trilha musical em nova nova adaptação do espetáculo Orfeu Negro para a Broadway

O cônsul-geral de Portugal, Jorge Fonseca, destacou que é especial celebrar o festival na primeira capital do Brasil, por sua cultura vibrante e diversificada. "A pandemia nos trouxe o isolamento, mas Língua Portuguesa não ficou confinada. O festival traz diversas comemorações desta língua comum e acontece em grande estilo, por uma porta onde cabe comemorações pelo centenário de Saramago e pelo bicentenário da Independência do Brasil".

Segundo o representante da Baiano Eventos e Produções, Ricardo Duarte, a programação foi pensada em detalhes para que os soteropolitanos tenham experiências únicas durante o evento. "O festival pretende ser uma celebração desta língua que une mais de 260 milhões de pessoas em todo o mundo", afirmou.

Linguagens artísticas

A programação do festival segue até o final do ano. As ações e eventos têm a premissa de abordar diversas manifestações culturais, música, literatura, culinária, intercâmbio e ações em conjunto com artistas do Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde e demais países lusófonos.

No próximo dia 12 de junho acontecerá a Corrida da Língua Portuguesa, com largadas de 5km e 10 km, no bairro do Comércio. Já no mês de julho está prevista a exposição fotográfica "Amado Saramago", que reunirá imagens inéditas do fotógrafo soteropolitano que acompanhou a visita do escritor em Salvador (1996), Xando Pereira. Haverá também o lançamento do livro "Saramago - os seus nomes", álbum biográfico de Alejandro García e Ricardo Viel. Ambas as atividades fazem alusão às comemorações pelo centenário de nascimento do escritor português e prêmio Nobel de Literatura em 2018.

Já em novembro haverá um grande concerto no Pelourinho, coração do Centro antigo da capital baiana, reunindo artistas como Paulo Flores, Gisela João, Larissa Luz, Melly e banda Didá. A programação completa pode ser conferida no site http://www.festivalvivaalingua.com.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre