Cultura

Kléber Mendonça Filho e mais de 300 artistas assinam petição contra Javier Milei; entenda o motivo

Reprodução/Youtube/@TelevisionPublicaNoticias
Brasileiro Kléber Mendonça Filho encabeça petição contra o presidente argentino face ao corte de investimentos ao audiovisual  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube/@TelevisionPublicaNoticias

Publicado em 22/01/2024, às 17h01   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho, conhecido por obras como "Bacurau", encabeça uma petição que reúne mais de 300 artistas em repúdio à decisão do presidente argentino Javier Milei de cortar investimentos destinados à indústria audiovisual do país, além de extinguir o Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais (INCAA) e a Escola Nacional de Experimentação e Realização Cinematográfica (ENERC) por meio de um decreto. A informação é da revista Variety. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A petição conta com a assinatura de personalidades como os atores Gael García Bernal, de "Mozart in the Jungle", Diego Luna, de "Andor", e cineastas vencedores do Oscar, incluindo Pedro Almodóvar, de "Dor e Glória", e Alejandro González Iñárritu, de "O Regresso". 

Sob a liderança da recém-formada coligação "Cine Argentino Unido", composta por associações de profissionais de cinema, o comunicado destaca a importância histórica das instituições estatais na promoção da atividade cinematográfica e alerta para os impactos negativos do decreto na indústria e na cultura argentina.

O cinema argentino é uma indústria próspera que gera milhares de empregos, exporta conteúdo e traz investimentos estrangeiros para o país. A implementação deste projeto de lei terá um efeito devastador, incalculável e irreparável em toda a cultura e na soberania nacional, especialmente para os trabalhadores que dependem das indústrias culturais, resultando em milhares de novos desempregados", diz o texto da petição. 

Em resposta, a coligação afirmou que está em negociações com membros do Congresso argentino na esperança de barrar a implementação do decreto de Milei, garantindo a continuidade do apoio estatal à indústria cinematográfica. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp