Cultura

Mercado Modelo vai ser reaberto como espaço de preservação de memória da arte

Divulgação
O subsolo do Mercado Modelo vai voltar a funcionar após mais de 10 anos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 22/11/2023, às 14h30   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

A obra de requalificação do Mercado Modelo vai ser entregue em dezembro e no subsolo do edifício será inaugurada a “Galeria Mercado”, um espaço que contará a história do prédio tombado pelo IPHAN, e uma galeria de arte com peças dos artistas baianos Rubem Valentim, Mario Cravo Jr. e Vinícius S.A.  

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.


O projeto foi pensado como uma forma de preservar a história do equipamento destacando personagens como Camafeu de Oxóssi, Mãe Menininha do Gantois e Mestre Caiçara. O  secretário Municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, pontuou que o espaço sempre despertou muita curiosidade e interesse nos turistas, e que o espaço se tornará um novo ponto de visitação. “Nós vamos potencializar esse sentimento, qualificando o espaço, fazendo dele também uma galeria, com conteúdo sobre a história do mercado e obras de artes de artistas importantes da cidade, como Rubem Valentim, Mario Cravo Jr. e Vinicius S/A. Não será só um novo ponto turístico na cidade como temos certeza também de que será um dos mais visitados”, afirmou. 


As obras no mercado foram divididas em duas etapas: a primeira, concluída em maio deste ano, revitalizou metade das lojas existentes no mercado e o restaurante tradicional Maria de São Pedro. Para dezembro, a segunda etapa inclui a entrega dos outros 50% das lojas, a reforma do restaurante Camafeu de Oxóssi e a reabertura do subsolo, fechado há mais de 10 anos, com a Galeria Mercado.   


De Rubem Valentim, cinco obras da série “Tempos” estarão expostas. Todas em concreto, a execução das peças foi autorizada pelo Instituto Rubem Valentim, e foi feita por uma equipe técnica habilitada seguindo as diretrizes dos projetos originais do artista, falecido em 1991. As peças de Mario Cravo Jr. são da série “Cabeças”, produzidas na década de 80 e tendo como matéria prima madeira de expurgo do incêndio que acometeu o Mercado Modelo em 1984.   


A galeria terá ainda a exposição fixa “Lágrimas”, do artista soteropolitano Vinicius S.A, que passou por mais de dez cidades do Brasil, além de Las Vegas, nos Estados Unidos da América, e Frankfurt, na Alemanha. Além da escultura em madeira de Nossa Senhora da Conceição, que foi encontrada no subsolo do Mercado e que passou por restauração.   

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp