Cultura

Novembro Negro: Rainha do Congo marca presença em debate sobre línguas bantu no Museu da Língua Portuguesa

Divulgação / Museu da Língua Portuguesa / Fotógrafo: Guilherme Sai
Rainha do Congo estará em debate sobre herança afro-brasileira realizado em São Paulo  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Museu da Língua Portuguesa / Fotógrafo: Guilherme Sai
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 18/11/2024, às 18h22



O Museu da Língua Portuguesa preparou uma programação especial para a Semana da Consciência Negra, que acontece do dia 18 a 24 de novembro. Para deixar o evento ainda mais excepcional, a Rainha Diambi Kabatusuila, da República Democrática do Congo, estará presente para um debate sobre as heranças da cultura afro-brasileira.

Durante o encontro da quinta-feira (21), o debate "Diálogos da Diáspora" reunirá a Rainha Diambi Kabatusuila, o músico e filósofo Tiganá Santana (curador da exposição Línguas africanas que fazem o Brasil, em cartaz), e Taata Katuvanjesi, autoridade tradicional do Inzo Tumbansi, Terreiro de Candomblé Congo-Angola, de Itapecerica da Serra. As três potências falarão sobre a presença das línguas bantu no português falado do Brasil.

O evento é gratuito e acontece no histórico prédio da Estação da Luz, em São Paulo, iniciando às 19h, no Auditório do Museu da Língua Portuguesa. Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência.

Nos outros dias ocorrerão atividades interativas entre as pessoas presentes, contando com apresentações musicais, atividades literárias e atrações artísticas. Na quarta-feira (20), data que marca o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, o Museu estará aberto das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h), e autoras e autores negros serão introduzidos ao público em uma apresentação chamada "Saberes Negros".

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp