Denúncia
Publicado em 03/11/2015, às 13h28 Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)
Peixe da merenda escolar de Salvador foi encontrado sendo vendido em supermercado do entorno de Brasília
A empresa Vitalmar, que forneceu peixes à prefeitura de Salvador, foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) no ano passado que teve o objetivo de combater fraudes na venda de pescados. A administração soteropolitana comprou em setembro deste ano 13 toneladas de cação, ao custo de R$ 208 mil. O objetivo foi incluir o peixe na merenda escolar da Rede Municipal de Ensino.
Batizada de Poseidon, a operação da PF, em conjunto com o Ministro da Agricultura, foi deflagrada após ser detectada a substituição de peixes nobres por espécies mais baratas ou cuja captura é proibida no Brasil. A ação foi realizada em Itajaí, em Santa Catarina, sede da Vitalmar.
O fornecimento de peixe à prefeitura foi feito via Consórcio CLM, contratada pela prefeitura. Em julho de 2014, 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador determinou a suspensão de um contrato firmado entre a prefeitura da capital baiana e o Consórcio CLM - vencedor da licitação de prestação de serviços de logística para as secretarias municipais de Saúde, Educação e Gestão.
A Justiça baiana acatou na época o pedido de liminar ajuizado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), que apontou sobrepreço no contrato, constatando um aumento de 374% só em relação aos serviços prestados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Conforme o MP-BA, inicialmente o contrato foi assinado por R$ 411 mil que passaram a custar R$ 1,7 milhão com o novo acordo. O contrato com o Consórcio CLM - composto pela Pronto Express e pela ST-Log Armazéns Logísticos e Transportes Ltda - foi assinado na segunda semana de junho do ano passado por R$ 166 milhões no total. Na época, o sócio e vice-presidente do Consórcio CLM, Sérgio Faria, negou as possíveis irregularidades.
Atakarejo
Após a denúncia envolvendo a compra de peixe da merenda escolar de Salvador em um supermercado no entorno do Distrito Federal, a rede de hipermercados, Atacadão, procurou a reportagem do Bocão News para se pronunciar sobre o assunto. Em nota, a rede informa que as primeiras providências foram tomadas imediatamente após a identificação do problema e que irá acompanhar o processo de adequação da fabricante.
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