Denúncia

Recém revitalizada, praça do Rio Vermelho divide beleza com sujeira

Publicado em 29/02/2016, às 08h08   Juliana Nobre (@julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Falta de educação da população ou descaso do poder público? Quando vemos imagens do Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, coberto de lixo, logo nos vem à cabeça a pergunta. Sem respostas, outra parte da população reclama da situação. O Bocão News recebeu fotos do local na madrugada deste domingo (28). As pequenas lixeiras estão entupidas de resíduos que caem ao chão. Juntam-se ainda garrafas de vidro e plástico, copos, sacos pelo chão.

A revitalização no Rio vermelho foi entregue no dia 29 de janeiro. A Igreja de Santana chegou a ser alvo de vândalos e foi pichada antes mesmo de ser reinaugurada. O valor total aplicado na obra foi de R$ 70 milhões. A revitalização passa por três etapas. A primeira já foi entregue e corresponde ao trecho encontrado sujo: do Largo de Santana (Dinha)  e o Largo da Mariquita (Cira). Faltam ainda o segundo trecho que vai da Praia da  Paciência até o Largo de Santana e a última, do Largo da Mariquita ao Quartel de Amaralina. Ao todo, são 2,3 quilômetros de extensão e uma área total de 141 mil m².

E vale ressaltar ainda que a Lei do Lixo está em vigor desde o dia 28 de janeiro de 2015. Quem for flagrado jogando lixo na rua pode ser obrigado a pagar uma multa de até R$ 1.008,45. Contudo, a fiscalização é baixa já que faltam agentes habilitados para fazerem cumprir a lei. Portanto, vale mais ainda a consciência da população.

Educação e reponsabilidade

Em nota enviada ao Bocão News, a Limpurb, informa que a coleta é realizada diariamente no período noturno e credita a sujeira a falta de educação de alguns. "O órgão lamenta que apesar da atenção redobrada, alguns populares carecem de educação para frequentar espaços públicos", diz o texto.

A Limpurb, conforme a nota, "estuda notificar os estabelecimentos que vendem bebidas e alimentos para que os mesmos disponibilizem coletores para acondicionar o resíduo dos seus produtos. A lei estabelece que o estabelecimento é responsável pela manutenção da limpeza no seu entorno".

Publicada originalmente às 15h do dia 27 de fevereiro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp