Denúncia

Concurseiros denunciam diversas irregularidades em prova da educação básica da Bahia

Publicado em 20/01/2020, às 12h00   Aline Reis


FacebookTwitterWhatsApp

Erros de ortografia, plágio de questões da web, cadernos de prova incompletos sem possibilidade de troca por falta de material e gabarito errado foram algumas das irregularidades cometidas durante o concurso promovido pelo Centro de Processo Seletivo da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), para a prova de professores da educação básica da Bahia. 

A seleção visa preencher 2.491 vagas no cargo de Professor Substituto, sob o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). O gabarito definitivo está previsto para ser divulgado próxima quarta-feira (22), no entanto, os participantes estão frustrados com as sucessivas tentativas de diálogo com a banca organizadora sobre a omissão mediante as queixas pautadas em relação as provas objetivas.  

Um anônimo, que fez a prova, denunciou ao BNews o fato. “É uma falta de respeito, pessoas estudam e se dedicam para melhorar de vida e alcançar os objetivos, além disso nós pagamos por esse serviço que é de má qualidade e nos prejudica, como podemos concordar com uma banca organizadora que entrega questões com texto contraditório e com alternativas de difícil entendimento, trecho de prova ilegíveis e candidatos portando relógio, lápis e canetas não transparentes, contradizendo o que dita o edital?”, questionou. 

Nessa questão 03 da prova objetiva de português mostra um exemplo claro de uma das irregularidades relatadas no processo seletivo. Há um texto como base para responder a pergunta, no entanto, a resposta divulgada pelo gabarito mostra que é a letra ‘D’, o curioso é que não há ‘porque’ na primeira frase do texto, conforme pede a alternativa. 


Professores que realizaram o certame estão se organizando para entrar com uma representação no Ministério Público da Bahia (MP-BA). “Acreditamos que o processo, mais especificamente a aplicação e a própria prova, tiveram erros que ferem a lisura do processo e colocam em dúvida a qualidade e a competência da prova em classificar os candidatos para uma possível aprovação”, explicou.

Não é a primeira vez que a CPS é denunciada por supostas fraudes em concursos. No mês passado, conforme relatado pelo BNews, a banca divulgou o nome de três participantes como aprovados na prova discursiva, sendo que na lista objetiva (primeira fase) eles não constavam como classificados no concurso para Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CFOPM/CFOBM). 

A banca não se pronunciou sobre o caso mesmo após sucessivas tentativas da reportagem em obter uma resposta via e-mail e telefone. Houve também divulgação dos resultados e todo o trâmite acompanhado pelo BNews, mas mesmo assim, não houve uma justificativa. 

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Educação do Estado (Sec), pasta que promoveu o certame, para saber os critérios para contratar uma banca organizadora e como devem se posicionar mediante às irregularidades, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta. 

Em nota, o Centro de Processos Seletivos (CPS) da UNEB afirmou que o certame encontra-se na fase de análise dos recursos formalmente submetidos pelos candidatos e explicou que são analisadas e encaminhadas as questões e/ou inconsistências constantes em todas as submissões formalizadas, conforme previsto em edital.

Confira a nota na íntegra:

O Centro de Processos Seletivos (CPS) da UNEB, sobre o Processo Seletivo Simplificado para contratação de pessoal, por tempo determinado (REDA), para a função de Professor Padrão P, Grau III, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, informa que o certame encontra-se na fase de análise dos recursos formalmente submetidos pelos candidatos.

O CPS explica que são analisadas e encaminhadas as questões e/ou inconsistências constantes em todas as submissões formalizadas, conforme previsto em edital, em prazo recursal previamente registrado pelo cronograma da seleção, para a garantia de que não haja prejuízo a nenhum candidato.

O resultado dos recursos e o gabarito definitivo do certame serão publicados, no site do processo seletivo, no dia 22 de janeiro. Os interessados podem ainda solicitar posteriormente a cópia do parecer da banca sobre qualquer recurso indeferido.

 Atualizado às 14h40 para inserir o posicionamento do CPS

Relacionadas:

Após denúncia de fraude no concurso da PM, banca organizadora modifica lista de aprovados 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp