Denúncia

Encosta desliza, invade terreiro de candomblé e pai de santo reclama de morosidade da prefeitura de Salvador

Leitor BNews
As fortes chuvas que têm caído sobre a capital baiana nos últimos dias fizeram com que mais terra deslizasse  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 19/05/2020, às 20h26   Márcia Guimarães


FacebookTwitterWhatsApp

Um terreiro de candomblé localizado no bairro de Plataforma, em Salvador, foi parcialmente invadido pela terra de uma encosta que fica no fundo da propriedade. Há semanas, os membros do centro religioso esperam providências por parte da prefeitura, mas a situação só tem piorado. As fortes chuvas que têm caído sobre a capital baiana nos últimos dias fizeram com que mais terra deslizasse.

O pai de santo Diorgenes Guedes contou que havia uma jaqueira antiga no local e a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) foi acionada para podá-la, pois havia risco de a árvore cair. Logo após o serviço, ele diz que choveu bastante a terra deslizou, invadindo parte do barracão do terreiro no dia 27 de abril.

“Tiramos a terra e construímos uma barricada com sacos de areia, mas o barranco continua cedendo com a chuva. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) esteve aqui, fez a vistoria, disse que ia pegar uma lona na semana retrasada para colocar. Com a demora, fui na Codesal pegar a lona na semana passada. Lá, me pediram para ligar para a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), que seria a responsável por instalar a lona. Mesmo assim, disseram que poderíamos aguardar porque o órgão estava ciente e ia levar. Até hoje a lona não chegou. A gente tenta ligar e a linha deles só dá congestionada”, reclamou Guedes. 

Ele informou que um profissional da Codesal entrou em contato na tarde desta terça-feira (19), avisando que seria preciso procurar a Superintendência de Obras Públicas (Sucop) para a realização da encosta. “É uma sensação de impotência, de descaso. Sempre vejo a prefeitura fazendo várias coisas, encostas, ajudando, mas essa atitude só é quando acontece o pior. Não tenho condições financeiras de fazer a contenção. Se esse barranco continuar caindo, vai danificar as paredes do meu barracão, que está em fase de construção”, destacou o pai de santo.

A Codesal explicou que o imóvel em questão está situado próximo a uma encosta e, durante a vistoria do dia 27 de abril, avisou que o local deveria ser evacuado e recomendou que fosse construído um muro de contenção. Como não realiza obras, o órgão encaminhou a situação para a Limpurb e a Sucop.

A Superintendência de Obras Públicas afirmou que mandará uma equipe ao local indicado para avaliar a situação. “Se a solução for de responsabilidade da autarquia, serão tomadas as medidas necessárias; caso contrário, será encaminhado ao órgão competente”, avisou a Sucop.  

A Limpurb alegou que estava aguardando conclusão de serviços que estavam sendo executados com corte de árvores, mas adiantou que uma equipe irá ao local nesta quarta-feira (20) para colocar a lona. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp