Denúncia

Ambulância utilizada para pacientes com coronavírus é lavada no meio da rua na Barra

Leitor BNews
Revoltado com a situação, um morador do bairro gravou o momento em que o veículo é higienizado enquanto ônibus e carros passam ao lado  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 21/06/2020, às 12h20   Redação BNews



Uma ambulância do governo estadual utilizada pela prefeitura de Santo Antônio de Jesus foi flagrada sendo lavada no meio da rua, em frente ao Hospital Espanhol, na Barra. Revoltado com a situação, um morador do bairro gravou o momento em que o veículo, utilizado para pacientes com coronavírus, é higienizado enquanto ônibus e carros passam ao lado. 

Um caminhão da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), órgão da prefeitura da capital baiana, foi o responsável por fornecer água para a lavagem. O problema é que o serviço deixa resíduos na via e os moradores ficam com medo da disseminação do coronavírus. Se a solução utilizada na higienização for adequada, os riscos são mínimos, mas existem.

O protocolo de desinfecção de ambulâncias adotado pelo município de Salvador aponta que o serviço deve ser feito em um lugar reservado especificamente para isso e com a utilização de hipoclorito. Na capital baiana, isso acontece na central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 

A Limpurb informou que a empresa que presta o serviço para o município não tem autorização nem recomendação para lavar nenhuma ambulância. “Este equipamento é utilizado para lavar vias públicas. Tomaremos as medidas cabíveis”, afirmou o órgão.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disse que está apurando as circunstâncias que levaram o condutor da ambulância a solicitar que um caminhão da Limpurb jogasse água no veículo. “Cabe ressaltar que esta não é uma atitude adequada e as cenas não evidenciam um processo de desinfecção, que utiliza técnicas e produtos específicos. Vale ressaltar que a atitude não apresenta riscos de disseminação da Covid-19”, alegou a Sesab.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp