Denúncia

Moradora registra em vídeo acúmulo de lixo em canal de esgoto na Av. Magalhães Neto: "tem até fogão e geladeira"

Reprodução/YouTube
Imagens foram feitas na manhã desta segunda-feira (11) após a chuva que caiu na capital baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube

Publicado em 11/01/2021, às 15h41   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma moradora da Avenida Magalhães Neto, em Salvador, registrou uma vasta quantidade de lixo no canal de esgoto que corta a via. As imagens foram feitas na manhã desta segunda-feira (11) após a chuva que caiu na capital baiana.

Em um vídeo enviado à reportagem, é possível ver até um fogão e geladeira no canal. De acordo com a moradora, todo o lixo é despejado na praia da Pituba.

"Infelizmente, tenho que registrar essa lástima que está acontecendo e sempre vem acontecendo sem nenhuma providência dos poderes públicos responsáveis. Olha a quantidade de lixo descendo direto para o mar da Pituba. Um absurdo! Tem geladeira, tem fogão. Isso é problema de saúde pública", diz a moradora enquanto faz a filmagem.

Em nota, a Secretaria de Manutenção (Seman) afirmou que a situação reportada é decorrente de um longo período de estiagem em Salvador, sucedido por uma forte chuva, "circunstância que infelizmente provocou o carregamento de lixo e detritos, que são provenientes de descarte irregular realizado pela própria população. Este material é também acrescido por ligações clandestinas de efluentes domésticos (esgotamento sanitário) ao longo do curso deste canal". 

Leia a nota na íntegra:

A situação reportada nas imagens do Rio Camarajipe, no trecho localizado na Avenida Magalhães Neto, bairro Pituba, são decorrentes de um longo período de estiagem na cidade de Salvador, sucedido por uma forte chuva, circunstância que infelizmente provocou o carregamento de lixo e detritos, que são provenientes de descarte irregular realizado pela própria população. Este material é também acrescido por ligações clandestinas de efluentes domésticos (esgotamento sanitário) ao longo do curso deste canal. 

O rio Camarajipe é considerado o maior curso de água da nossa cidade, cortando diversos bairros e comunidades, desde a BR 324, passando pelo bairro Retiro, entrando pela Rótula do Abacaxi e imediações do Detran, sendo bifurcado na região do Iguatemi, tendo um braço de seguimento pelo Shopping Salvador, continuado pela Av. Magalhães Neto, até o seu deságue na orla da Pituba.

Esta ocorrência não reflete a falta de ações pela Secretaria de Manutenção, pois devido a sua extensão, o rio Camarajipe em seus diversos trechos, possui uma programação “quase permanente” dentro da Operação de Limpeza e Dragagem dos Canais de Salvador, inclusive com a substituição e reposição recente de algumas placas de concreto que fazem o revestimento lateral da porção localizada na Av. Magalhães Neto. Esclarecemos que as ações de macrodrenagem executadas pela SEMAN têm como objetivo restaurar ou manter o fluxo hidráulico dos canais, não contemplando prioritariamente as situações que envolvam esgotamento sanitário, controle de zoonoses e problemas de caráter socioambiental.

Este não é um rio perene, pois não possui um fluxo contínuo ao longo do ano. Existe um vertedouro que funciona como um barramento na região do Iguatemi (Shopping da Bahia), onde está localizada uma – “estação de captação em tempo seco” da Embasa, que durante o período de estiagem, capta e direciona todo o fluxo deste canal para a Estação de Tratamento de Águas e Esgotos da Embasa - ETA, localizado no bairro Lucaia / Rio Vermelho. Este fluxo acontece na Av. ACM.

Ainda relacionado ao mantenimento do sistema de drenagem, atribuição cabida a Seman, informamos que o seu funcionamento transcorreu da forma prevista, pois mesmo com elevado índice pluviométrico, houve o bom desempenho do sistema, sem a indicação de alagamentos e/ou retenções ao longo do seu curso. Informamos ainda que a referida - Operação de Limpeza e Dragagem dos Canais de Salvador (macrodrenagem) executou somente em 2020 a limpeza de 98 canais, num total superior aos 35 mil metros de serviço executado.

Matéria atulaizada às 19h28 para incluir a resposta da Seman

Veja vídeo:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp