Denúncia

Áudios inéditos associam Targino Machado a compra de votos para o filho em município da Bahia; ouça

Divulgação
Denúncia de candidato apontam crimes eleitorais na eleição em São Gonçalo dos Campos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 22/04/2021, às 16h01    Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O resultado das eleições de 2020 na cidade de São Gonçalo dos Campos (BA), a cerca de 100 Km de Salvador, ainda rende confusão. O segundo colocado nas urnas, Evanildo Oliveira Borges (Avante), mais conhecido como “Argolinha”, ingressou com uma ação na Justiça Eleitoral pedindo a impugnação de mandato eletivo do prefeito eleito Tarcísio Pedreira (Solidariedade), da coligação “São Gonçalo Precisa de Você”. Nesta semana, Argolinha e seus advogados divulgaram o material da denúncia. Por conta da pandemia, a ação foi proposta em janeiro, mas só agora o gestor municipal foi citado. 

Em uma denúncia de 64 páginas à qual o BNews teve acesso, Argolinha acusa Tarcísio de compra de votos durante o período de campanha eleitoral. Entre as principais provas anexadas na ação estão áudios e prints de conversas do ex-deputado estadual cassado Targino Machado, pai de Tarcísio. Alguns dos áudios do deputado são direcionados para Stephanie Santos de Souza Almeida Araújo, esposa do ex-prefeito de São Gonçalo dos Campos, José Carlos da Silva Araújo, conhecido como Carlos Germano (PP). 

Em material apresentado aos advogados de Argolinha, ela afirma que seu esposo desistiu da candidatura à reeleição a pedido do ex-deputado cassado. Ainda na denúncia, três vereadores também afirmam que foram procurados pelo ex-deputado para arregimentarem compras de votos com o fim especifico de beneficiar a campanha eleitoral do seu filho. Uma dessas reuniões aconteceu na casa do ex-prefeito Carlos Germano. No local, relata a petição, foi distribuído aos presentes envelopes com o símbolo da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia para posteriores transferências bancárias. O dinheiro seria distribuído entre os eleitores. Os comprovantes dos depósitos também estão anexados.

Na ação, a defesa de Argolinha argumenta ainda que "os atos ilícitos praticados pelos Impugnados e seus aliados durante o processo eleitoral foram determinantes para o resultado das eleições municipais de 2020, a qual beneficiou diretamente o Prefeito, o Vice e a Coligação 'São Gonçalo Precisa de Você' que supostamente venceu o pleito eleitoral com 54,24% dos votos".

Stephanie também apresentou outras conversas com Targino que indicam que ele teria lhe oferecido vagas de emprego de enfermeira no Hospital Municipal de São Gonçalo dos Campos para ela e sua cunhada. "Carlos, amigo[...] eu quero dizer o seguinte, Tarcísio ta aqui agora que veio ver minha perna e tá ouvindo que eu tô lhe mandando esse áudio, é nós...é você me pediu, né...é... que queria um emprego de enfermeira pra sua esposa, né Tarcísio tá ouvindo, eu disse a você que não tinha problema...”, registra um dos áudios.

Sobrevivência política
O apoio do deputado estadual cassado Targino Machado ao candidato Zé Neto (PT) no segundo turno de Feira de Santana (BA) pegou de surpresa toda a cena política baiana. Os dois eram adversários nos tempos de Assembleia Legislativa da Bahia e também integram legendas diametralmente opostas no Estado. Em novembro de 2020, o BNews noticiou com exclusividade que o acordo com o PT passou por um arranjo justamente em São Gonçalo dos Campos.

O prefeito eleito Tarcísio aparecia em pesquisas com 10 pontos percentuais de desvantagem contra o adversário, o candidato derrotado Argolinha (Avante). Então, a conversa foi simples: o grupo petista apoiaria Tarcísio no município e, em troca, o parlamentar declararia apoio a Zé Neto em Feira.

O acordo envolveu os caciques da política baiana, que pediram para que o prefeito Carlos Germano retirasse a candidatura à reeleição e apoiasse o filho do democrata. E assim foi feito. A denúncia da defesa de Argolinha relata que o próprio Targino também teria pedido para que o gestor desistisse de concorrer.

Ganhar em São Gonçalo dos Campos virou questão de sobrevivência política para Targino naquele momento, que teve o mandato de deputado estadual cassado meses antes por abuso de poder econômico na campanha de 2018. Então, o ex-deputado fez o que pode e se viu obrigado a fazer um pacto com o principal opositor - que acabou sendo derrotado pelo prefeito Colbert Martins (MDB), no segundo turno.

Outro lado
Procurado pelo BNews, o Targino Machado afirmou que a "notícia tem, pelo menos, dois lados" e que "sequer foi notificado" sobre o caso. "As ações desta natureza correm em segredo de justiça. Em respeito à Justiça, aguardarei para me pronunciar no processo, tempestivamente", declarou, em nota enviada para a reportagem. 

"Estas manifestações extemporâneas denotam desespero de perdedor, que embora legítima, pois o jus sperniandi é direito de todos os querelante, mas é, também, próprio de quem não acreditam na justiça, no seu causídico ou na robustez das provas apresentadas. Tenho todo interesse no deslinde desta ação, mas o tempo não sou eu quem determina. Confio no Poder Judiciário", completou o ex-deputado.

A reportagem também procura Tarcísio desde a última segunda-feira (19), mas o gestor não foi encontrado. O texto será atualizado caso um posicionamento seja enviado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp