Denúncia

Tempo para atendimento no Hospital Aeroporto é "indeterminado"

Imagem Tempo para atendimento no Hospital Aeroporto é "indeterminado"
Pacientes se deparam com placa abusiva e diretoria promete providência  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/04/2013, às 16h02   Terena Cardoso (Twitter: @terena_cardoso)


FacebookTwitterWhatsApp

Imagine chegar à emergência de um hospital e encontrar na recepção uma placa com os dizeres “Estimativa de tempo para o atendimento: indeterminado”. O caso aconteceu na manhã desta segunda-feira (08), no Hospital Aeroporto, em Lauro de Freitas. A reportagem recebeu uma foto comprovando o abuso, sem mais detalhes. No entanto, em conversa com o diretor administrativo da unidade, Alfonso Manoel Quintas Carvalho, o fato foi confirmado e também justificado.

Por telefone, o diretor admitiu o erro da equipe, mas afirma que os pacientes em situações críticas não ficam sem atendimento. “Colocaram essa placa sem nossa autorização, mas porque hoje está uma loucura aqui. Muitos pacientes eletivos vêm à emergência e isso causa um problema. Na triagem eles são orientados a aguardar um pouco e essa mensagem seria para eles”, diz o diretor, que analisou a placa por email.

Ainda durante a conversa, Alfonso explicou que os “pacientes eletivos” são aqueles que poderiam ser atendidos em um consulta marcada, mas vão à emergência, pois sabem que serão logo atendidos. “Mas isso causa uma superlotação. Os próprios convênios ficam sem querer pagar a depender das solicitações dos médicos. Quando fazemos uma triagem, identificamos os que precisam de atendimento mais rápido e esses são prioridade”, garante.

Sobre a placa, o diretor administrativo admitiu o erro e prometeu providências. “Nós vamos tomar cuidado com relação a essa questão do tempo de atendimento. Uma estimativa não pode ser indeterminada, o paciente precisa saber o tempo exato e escolher se vai esperar ou não”, finaliza. 


Nota originalmente postada às 10h do dia 8

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp