Denúncia

Documentos apontam: Sustentare operou com licença vencida e irregular em Feira

Imagem Documentos apontam: Sustentare operou com licença vencida e irregular em Feira
A denúncia acusa a empresa de operar de forma ilegal  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/10/2013, às 08h57   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A empresa Sustentare Serviços Ambientais S/A, responsável por operar o aterro sanitário em Feira de Santana é questionada sobre problemas com as atividades exercidas pela mesma. Segundo publicação do site Jornal Grande Bahia, entre as principais infrações, foi identificada a falta da ‘Licença de Operação’ (LO), concedida pelo INEMA (Instituto do Melo Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia).

De acordo com informações de uma fonte não identificada na publicação do Jornal Grande Bahia, a empresa operava de forma ilegal, utilizando uma licença municipal para receber detritos industriais. Porém, além dos detritos industriais, a empresa estaria recebendo os detritos domésticos. A fonte também revelou que o INEMA não iria renovar o licenciamento, pois o talude tinha ultrapassado o limite definido, e estava agredindo o meio ambiente.

No intuito de colher provas para constatar as denúncias, o Jornal grande Bahia, protocolou junto a Secretaria do Meio Ambiente de Feira de Santana (SEMAM), junto ao Ministério Público Estadual (MPE), e por fim, junto ao INEMA. Na SEMAM o acesso aos documentos foi negado, enquanto no MPE, não existiam documentos que indicassem a existência de LO’s, conforme revelou o promotor Edvaldo Bispo Gomes Filho, durante reunião com o jornalista do veículo de imprensa.

Documentos comprovam

Durante visita ao INEMA, realizada no dia 1º de outubro (2013), a equipe do Jornal Grande Bahia consultou e realizou cópias digitais de vários documentos. Dentre eles, a Licença de Operação emitida pelo INEMA para a Qualix/Sustentare (Processo n° 2006-007866/TEC/LO-0149). A LO se encontra vencida desde fevereiro de 2013. Além da licença vencida, uma das principais condicionantes foi descumprida desde 2009.

“A partir de dezembro de 2009 a Qualix deverá tratar o chorume gerado nas células 05 e 06 do aterro na sua própria estação de tratamento, a qual deverá estar com a licença de operação concedida pelo IMA, ficando proibida a partir desta data o encaminhamento do chorume para a ETE da EMBASA.”, condicionante da LO-0149.

O Auto de Infração Nº 2013-007558/TEC/AIMU/0304, emitido pelo INEMA, comprova que a empresa continuou a descumprir a LO:
“Aos 25 (vinte e cinco) dias do mês de julho de 2013, o INEMA – Instituto do Melo Ambiente e Recursos Hídricos aplica a penalidade de MULTA no valor de R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais) a SUSTENTARE SERVIÇOS AMBIENTAIS S.A, pela contaminação da rede de água pluvial por chorume causando poluição e degradação ambiental da área no entorno do aterro sanitário. A infração foi constatada no Bairro Nova Esperança, no município de Feira de Santana.”

Responsabilidades

Na publicação, o Jornal Grande Bahia afirma que constatou omissões e atos graves cometidos por servidores públicos na fiscalização das operações do aterro. De forma colaborativa, no intuito de preservar o interesse da sociedade, a documentação foi repassada para o Ministério Público. O promotor Edivaldo Bispo não apenas assumiu o compromisso de apurar todos os fatos, bem como deu início a um brilhante trabalho de montagem de inquéritos judiciais onde responsabilidades serão apuradas e culpados serão apontados.

Leia Também:



Feira de Santana: Ong desiste da ação e faz acordo judicial com a Sustentare

Feira: Justiça determina suspensão das atividades do aterro da Sustentar

Sustentare desdenha da Justiça baiana e chama decisão de "precipitada"

Lixo de Feira: Construrban desbanca Sustentare e Viva Ambiental

Lixo de Feira 4: suposto favorecimento a Sustentare pode comprometer licitação

Feira de Santana: crime ambiental pode contaminar população


Lixo de Feira: após denúncia do Bocão News, documento exclusivo aparece

Foto: Divulgação / Jornal Grande Bahia
Nota originalmente postada às 20h do dia 22


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp