Denúncia

Alvará: Semob quebra silêncio sobre investigação criminal do MP-BA

Arquivo/BNews
A investigação foi divulgada pelo BNews no último dia 12  |   Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 18/08/2022, às 10h58 - Atualizado às 10h59   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Fabrízzio Muller, explicou o envolvimento da secretaria numa investigação criminal realizada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). A investigação foi divulgada pelo BNews no último dia 12. 

“Antes mesmo da abertura desse inquérito a própria Semob, através do Coordenadoria de Táxi e Transportes Especiais (Cotai), tinha verificado uma incongruência em um único processo que, de imediato, foi arquivado e enviada as autoridades competentes para que avaliasse essas incongruências. Então todo procedimento que cabe à Secretaria foi adotado de imediato, o MP abriu inquérito para investigar esse processo, especificamente, e a gente vem colaborando da melhor forma possível”, explicou em entrevista ao Jornal da Bahia no Ar, na manhã desta quinta-feira (18).

Segundo a promotora Rita Tourinho, do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (GEPAM) do MP-BA, há provas de participação de servidores de Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) no esquema de falsificação na transferência de alvarás de táxis da capital baiana. “Pela legislação, não poderia [transferir os alvarás]. A gente fez um Termo de Ajustamento de Conduta com a Semob para permitir essas transferências, até para viabilizar a população explorar o serviço. Ou seja, tem uma pessoa que morreu, com a determinação da Semob não poderia transferir esse alvará para o herdeiro, e aí a pessoa ficava desamparada. Fizemos o TAC para permitir essas transferências”.

Ainda em entrevista ao BNews, Rita Tourinho disse que tem provas da acusação e alertou para a participação de agentes da Semob: “Tem participação de agentes da Semob nas irregularidades dessas transferências”. Questionada, a promotora confirmou que Armando Yokoshiro é um dos envolvidos.

Ainda de acordo com o titular da Semob, os servidores são os principais interessados na apuração do caso. “Todos os servidores estão preocupados em esclarecer esse fato para que não haja nenhuma duvida sobre os procedimentos feitos pela coordenação de taxi”, garantiu.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp