Denúncia

Blogueira baiana denuncia invasão em suas redes sociais; saiba detalhes

Montagem BNews/Redes Sociais
Alice Santiago, de 28 anos, é jornalista e influenciadora de receitas nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Montagem BNews/Redes Sociais
Lindaura Berlink

por Lindaura Berlink

[email protected]

Publicado em 28/12/2023, às 14h09 - Atualizado às 15h30


FacebookTwitterWhatsApp

Conhecida nas redes sociais por fazer receitas, a blogueira e jornalista baiana Alice Santiago, de 28 anos, procurou o BNews, nesta quinta-feira (28), para para denunciar uma invasão em sua conta que acumula 130 mil seguidores.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

De acordo com a jornalista, pessoas invadiram seu instagram de trabalho e produção de conteúdo (@alicefazpao) e estão usando sua conta para aplicar o 'golpe do pix' e do falso investimento através de postagens nos stories, na tentativa de obter transferências bancárias dos seguidores da página.

Ainda segundo Alice, o golpe começou com a tentativa de portabilidade de número pela operadora Tim, que autorizou o procedimento sem o titular da conta presente.

"Foi um descaso da operadora. Esse procedimento se faz apenas de forma presencial. A empresa deixou hackers fazerem operações sem o titular da conta. Como pode isso?", desabafou a blogueira.

Alice Santiago contou ainda que mesmo tendo todos os processos de segurança ativos, como por exemplo, a verificação de duas etapas por aplicativo, isso não impediu os invasores de acessarem a conta. 

"Os hackers usaram a falha na segurança da META para mudar o meu e-mail e celular e isso impossibilitou meu o acesso a conta", explicou a jornalista

Ainda durante entrevista ao BNews, a blogueira contou que os invasores tentaram entrar em sua conta no WhatsApp, Facebook e sua outra conta no Instagram, que é pessoal. Um boletim de ocorrência foi registrado pela vítima na Delegacia Virtual.

Alice disse ainda que já realizou várias denúncias no suporte da META, pelo instagram pessoal, mas a mesma não restabeleceu o acesso a conta de trabalho. 

Golpe nas redes sociais

Esse tipo de crime está cada vez mais frequente no Brasil e as pessoas precisam ficar atentas para não cair em golpes virtuais. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023 mostram que houve um aumento de 66,2% no crime de estelionato cometido por meio eletrônico no país. Já em 2022, foram registrados 200.322 casos contra 120.470 de 2021.

Na Bahia, segundo o último levantamento da Serasa, foram registradas cerca de 39,4 mil tentativas de fraudes e de golpes que envolvem roubo de identidade e vazamento de dados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp