Denúncia

Dez anos após incêndio, Parque Solar Boa Vista acumula lixo e abandono

Montagem / Divulgação / Joilson César / BNews
Cerca de 70 estudantes do Colégio Ópera foram ao local para um ato de manifestação contra o abandono do Parque  |   Bnews - Divulgação Montagem / Divulgação / Joilson César / BNews

FacebookTwitterWhatsApp

Dez anos após o incêndio que aconteceu no Parque Sola Boa Vista, localizado no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, a reportagem do BNews foi até o local e constatou o abandono do espaço. Agora, o espaço abriga lixo, escombros e traz insegurança para quem trabalha e mora na região.

Na manhã desta sexta-feira (24), cerca de 70 estudantes do Colégio Ópera fizeram uma manifestação contra o abandono do Parque. O protesto foi organizado pelo Grupo A Voz de Brotas, a associação de moradores que atua na região. No local, estudantes e professores fizeram apelo para que o poder público revitalize o espaço e deram um abraço simbólico no parque.

Foto: Joilson Cesar / BNews

A vice-diretora do colégio Ópera, Denise Santiago, falou sobre a proposta da instituição de ensino e da importância do Parque. "Dentro do nosso projeto, a proposta de reivindicar as autoridades para restaurar esse patrimônio que faz parte da nossa memória", disse.

Segundo Denise, a iniciativa da manifestação foi da própria escola. "A própria escola que é um grupo pensante, que traz à tona projetos que ninguém pensa, mas que tem grande importância para dentro da sala de aula. Já que fazemos parte de um bairro, que, para muitos é desconhecido. Trouxemos a necessidade de conhecer o local que a gente mora", conclui a vice-diretora.

Foto: Joilson Cesar / BNews

Veja mais imagens do local clicando aqui

O líder do grupo A Voz de Brotas, Edmar Paim, falou sobre a proposta para revitalização do Parque.
"A nossa proposta inicial seria uma área cultural. Um local para que as crianças possam estudar e fazer pesquisas. Hoje, não há mais espaço como biblioteca para estudos", disse o representante comunitário.

Ainda de acordo com Edmar, a Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA) disse não ter recursos para a revitalização do espaço que foi repassado para a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

O que diz o Estado?

Ainda na manhã desta sexta-feira, o Secretário de Comunicação do Estado (Secom-BA), André Curvêllo disse para reportagem vai obter mais informações sobre as secretarias responsáveis pelo espaço para um posicionamento mais concreto.

Foto: Joilson Cesar / BNews

O local

O Parque Solar Boa Vista foi residência da família de Castro Alves, depois foi asilo e hospital psiquiátrico Juliano Moreira. Nos anos 80 abrigou a Prefeitura de Salvador. O prédio foi construído em alvenaria de pedra, em um estilo defensivo do século XVIII. Sua planta é retangular, quase quadrada. Possui pátio interno, um saguão central com escadaria, em três lances, que conduz ao pavimento nobre. Sua torre funciona como mirante. Em 4 de janeiro de 2013, um incêndio consumiu parte das instalações do Solar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp