Denúncia

Homem com hérnia no testículo do "tamanho de um abacate" espera há dois anos por cirurgia

Divulgação/Redes Sociais
De acordo com a companheira de José Alves Cardoso, Rosana Marques, de 52 anos, o marido recebeu o diagnóstico da hérnia em 2020  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Redes Sociais

Publicado em 21/01/2023, às 14h41   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Com o diagnosticado de uma hérnia no testículo e três no umbigo, um homem de 53 anos aguarda há dois anos para realizar as cirurgias por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O paciente sofre com dores e não consegue trabalhar. De acordo com a companheira de José Alves Cardoso, Rosana Marques, de 52 anos, o marido recebeu o diagnóstico em 2020 e, desde então, aguarda ser chamado pelo posto de saúde de São Vicente, no litoral de São Paulo, para ser avaliado por um cirurgião.

“O último exame foi realizado há dois meses e revelou que a hérnia no testículo está do tamanho de um abacate, enquanto as do umbigo estão como três limões”, disse ela. Os sintomas têm impedido o homem de trabalhar e a família, segundo Rosana, já enfrenta dificuldades financeiras. Eles têm três filhos, de 10, 14 e 15 anos, o mais novo tem síndrome de down.

Rosana afirmou que o clínico geral do posto da cidade pediu urgência, mas a prefeitura informou que, segundo o especialista da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Esplanada dos Barreiros, onde Cardoso é paciente, o caso não é de extrema urgência, e outras pessoas, com diagnósticos mais críticos, acabam tendo prioridade na lista de espera.

Posicionamento da Prefeitura - A administração municipal disse que em setembro do ano passado foi solicitada avaliação para a cirurgia e, nas próximas semanas, a equipe de profissionais da unidade entrarão em contato com o paciente para agendar a triagem. Sobre a fila do Cross, a Secretaria de Estado da Saúde afirmou, em nota, que não constam pendências de caráter estadual em nome da paciente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp