Denúncia

Mesmo após interdição, Instituto Arara Azul desafia prefeitura de Camaçari e continua funcionando irregularmente

Leitor BNews
Instituto Arara Azul é uma clínica para tratamento de obesidade que funciona em Camaçari sem o aval da prefeitura  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 10/03/2023, às 19h30


FacebookTwitterWhatsApp

Mesmo após interdição por atuar sem alvará de funcionamento e da Vigilância Sanitária, e sem autorização do Corpo de Bombeiros, o Instituto Arara Azul, clínica para tratamento da obesidade, continua em funcionamento no condomínio Busca Vida, em Camaçari. Além de desafiar a prefeitura de Camaçari por funcionar sem alvará, a unidade coloca em risco a integridade dos pacientes. 


Isso porque segundo denúncia de um paciente que teve internação no estabelecimento solicitada pelo convênio de saúde, a instituição mantém, ao menos, outros seis pacientes internados. 


Conforme informações que chegam ao BNews, órgãos públicos e o Conselho Regional de Medicina da Bahia negligenciam a situação. 


A prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), interditou a clínica de tratamento contra obesidade Arara Azul no dia 3 de fevereiro. Em nota, a gestão municipal informou que uma equipe da Superintendência de Ordenamento e Fiscalização de Uso do Solo (Suofis) esteve no local e interditou e emitiu um auto de infração pela falta do alvará de funcionamento da Clínica.


Outras irregularidades, desta vez junto ao Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), também foram encontradas, conforme alegou a própria corporação à reportagem. Nesse sentido, há ausência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), necessário ao funcionamento de instalações desse tipo.


Apesar de todos esses problemas, o Instituto Ara Azul deve gozar de bastante prestígio junto ao Conselho Regional de Medicina (CREMEB). Mesmo tendo conflito de informações entre o endereço que consta no órgão e onde realmente funciona o estabelecimento, o Cremeb avaliou como regular a atuação da clínica. 


Problemas no condomínio


Além dos problemas na parte administrativa e da gestão municipal, o Instituto Arara Azul ainda enfrenta um imbróglio dentro do condomínio Busca Vida, onde funciona de forma irregular. O síndico afirmou ao BNews que a clínica não poderia funcionar dentro do condomínio, que proíbe esse tipo de atividade em seu regimento.


Recentemente, a unidade de saúde tentou obter na Justiça uma liminar para continuar uma obra, mas teve o pedido negado. 


Prefeitura de Camaçari


A prefeitura de Camaçari foi procurada novamente para se posicionar sobre o funcionamento do Instituto Arara Azul, localizado no Condomínio Busca Vida, sem as devidas licenças e autorizações municipais. A prefeitura voltou a afirmar que a Superintendência de Ordenamento e Fiscalização de Uso do Solo (Suofis) esteve no local no dia 3 de fevereiro, interditou e emitiu um auto de infração, pela falta do alvará de funcionamento da Clínica.

“Após a interdição, uma visita técnica foi realizada pelas Diretorias Urbanística (Dirurb) e Ambiental (Diram), no dia 17 de fevereiro. Na ocasião, a direção do Instituto foi orientada a comparecer na sede da Sedur, para regularizar a viabilidade, situação não registrada pelo setor até a presente data. A pasta ressalta ainda, que não tem ciência do retorno das atividades. Porém, em virtude desta nova denúncia, a Suofis enviará uma equipe ao local para checar a veracidade dos fatos”, afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp