Denúncia

Pais denunciam Secretaria Municipal de Educação de Salvador

Reprodução/Redes Sociais
Na véspera do Dia Mundial do Autismo, a Secretaria Municipal de Educação demitiu Auxiliar de Desenvolvimento Infantil  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 04/04/2022, às 13h42   Juliana Barbosa


FacebookTwitterWhatsApp

Na véspera do Dia Mundial do Autismo, comemorado no dia 02 de Abril, pais de alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) da Santa Mônica, denuciaram a Secretaria de Educação pela demissão da Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI), Daniele Cardoso.

A profissional é capacitada no ensino de crianças com necessidades especiais, como Helena Kalliane, de 4 anos.  O pai da pequena, o jornalista Hélder Resende, explicou a importância do vínculo de Helena com Daniele para o desenvolvimento da filha,  que possui transtorno do espectro autista. "É importante a Daniela voltar porquê ela tem um vínculo afetivo com Helena e isso é fundamental para que Helena aceite enfrentar os desafios, como ela vem fazendo. Em pouco mais de 2 meses o progresso de Helena é perceptível por todos. As professoras são ótimas mas o acompanhamento intenso é com Daniela, a ADI", disse o pai da pequena. 

Confira desabafo nas redes sociais;

"Não sei dizer se todas (as escolas), mas a professora disse que teve em outras também e que os pais recorreram ao ministério público. Da CMei Santa Mônica além de Helena mais 2 crianças são afetadas por esta situação", diz Hélder. 

Infelizmente, Helena não é a única criança prejudicada com a ausência da profissional. De acordo com Tatiane Máxima Bulhões Oliveira, mãe do pequeno Samuel, de apenas 4 anos , o vínculo com a ADI era de suma importância para a criança:" A ADI de Samuel estava na escola para ajudar ele por conta de ter Autismo nível 2, ela auxiliava nas atividades escolares, ele usa fralda ainda fazia a troca, tenho até foto dela com ela na  escola fazendo atividades. É de suma importância a profissional. Os Autistas tem essas características de criar vínculos e quando esse vínculo é quebrado isso causa um transtorno na vida do Autista causando uma regressão do seu desenvolvimento.", desabafa Tatiane.

Reprodução
Foto de Samuel com a ADI auxiliando nas atividades escolares

"Quero salientar a necessidade do Autista de ter ADI porque devido ao nível de cada um há uma necessidade, fundamental da profissional para o auxílio da criança no ambiente escolar tornando assim, o seu desenvolvimento em curso. E sem essa profissional é inviável o Autista ter um crescimento pedagógico, "finalizou Tatiane.

Leia Mais:Marcos Mion é acusado de bloquear seguidora com mesmo espectro do filho; entenda

A equipe do Bnews procurou a Secretaria de Educação de Salvador. Após dois dias, recebemos uma nota:

"A Secretaria Municipal da Educação (Smed) informa que no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) da Santa Mônica há sete ADIs. No caso em questão, houve necessidade de afastamento temporário da profissional. Já foi feita convocação de profissionais da área, o que possibilitará atender essa demanda."

 Em nota a diretora do CMEI Santa Mônica. Confirmou o afastamento da profissional e disse: "informo que só cabe a mim a solicitação. Afastamento e contratação é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação."

Leia Também: Suspeitos fazem 'arrastão' em bar famoso no Itaigara

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp