Feriado / Dia Nacional da Consciência Negra

Novembro Negro: Funceb realiza em Paripe com a 7ª edição do Novembro das Artes Negras

Divulgação/Funceb
Show de Riane Mascarenhas e apresentação de Koanza: do Senegal ao Curuzu estão na programação na 7° edição  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Funceb
Cauan Borges

por Cauan Borges

[email protected]

Publicado em 20/11/2024, às 06h00



A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secult-BA, realizará no Colégio Estadual Barros Barreto, no bairro de Paripe, nesta quinta e sexta-feira (21 e 22/11), a 7ª edição do Novembro das Artes Negras. A programação é gratuita e será composta de performances, shows e espetáculos teatrais.

Com a performance de Nelson Maca, Thank You Exu, o evento começa na quinta-feira (21), a partir das 15h. A performance é um recital ampliado do professor, escritor e performer, que tem a poesia negra como fio condutor, reunindo poemas sobre o orixá Exu.

Em seguida, às 16h30, acontece o show Reggar com Riane Mascarenhas. A cantora, compositora e baixista propõe uma experiência musical banhada pelas águas e sonoridades do recôncavo baiano. No show serão interpretadas canções autorais que dialogam com suas vivências, além de interpretações de clássicos do reggae nacional e internacional.

A programação começa às 18h com apresentação de O Museu é a Rua, na sexta-feira (22), com o Grupo de Arte Popular A Pombagem. O evento conduz a reivindicação da rua como espaço de comunicação, memória e aprimoramento das práticas culturais. Para A Pombagem, a rua é o museu do povo, um museu desterritorializado, integrado à cidade em permanente transformação, aberto às mais diversas artes públicas.

Por fim, fechando a programação do dia, às 19h terá apresentação do solo Koanza: do Senegal ao Curuzu, com o ator Sulivã Bispo. Na peça, a personagem volta à Bahia após um tempo morando na África com a missão de combater o crescente domínio do cristianismo dos discursos que se voltam contra os cultos de matriz afro-brasileira.

Toda a programação do Novembro das Artes Negras da Funceb é gratuita e aberta ao público. Neste ano, o projeto já levou apresentações de todas as linguagens artísticas ao Espaço Cultural Alagados, Cine Teatro Solar Boa Vista, e também ao Malê Debalê. 

✊🏿 Novembro das Artes Negras da Funceb – 7ª edição

Local: Colégio Estadual Barros Barreto, Paripe (SN, R. da Austrália - Paripe, Salvador)

21/11 – quinta-feira

15h às 16h - Performance Thank You Exu, com Nelson Maca

16h30 às 17h30 – Show “Reggar”, com Riane Mascarenhas 

22/11 – sexta-feira 

18h às 18h30 - "O Museu é a rua", com Grupo de Arte Popular A Pombagem

19h às 20h20 – Solo “Koanza Do Senegal ao Curuzu”, com Sulivã Bispo

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp