Direto de Brasília

Renan Calheiros relembra passagem de ex-prefeito de Salvador na CGU ao alfinetar atual controlador 

Pedro França/Agência Senado
Bnews - Divulgação Pedro França/Agência Senado

Publicado em 21/09/2021, às 13h18   Victor Pinto, de Brasília*


FacebookTwitterWhatsApp

O relator da CPI da Pandemia, senador Renan Calheiros (MDB-AL), no início de sua fala durante a sessão desta terça-feira (21), relembrou o processo de criação da Controladoria Geral da União (CGU) em 2006. Ao fazer o relato, o emedebista enalteceu a figura de Jorge Hage, ex-prefeito de Salvador, um dos primeiros chefes do órgão que também já contou com o ex-governador Waldir Pires na chefia. A fala acontece como forma de criticar o ministro Wagner Rosário, cujo depoimento é tomado pelo colegiado.

“No momento em que nós temos a presença do Ministro-Chefe da CGU, nós somos tomados por muitas saudades, saudades de brasileiros com a dimensão do Ministro Jorge Hage, que, durante oito anos, chefiou a CGU, com desassombro, competência, coragem cívica e, sobretudo, senso de oportunidade. O legado do Jorge Hage – hoje vemos aqui claramente, nesses primeiros minutos da participação do Exmo. Sr. Ministro – deveria ser muito mais respeitado, precisaria, Senador Tasso Jereissati, ser muito mais respeitado”, disse Calheiros.

“Hoje, senhor presidente – já começo –, nós tivemos a vergonha... Nós verificamos, na prática, que a vergonha definitiva desconhece limites. Os vexames na ONU do Presidente da República vão desde vaias, puxadinhos, proibição de acesso por falta de vacinação, advertências públicas do Prefeito de Nova York e a negação universal das vacinas diante do Primeiro-Ministro do Reino Unido”, completou. 

Hage foi prefeito de Salvador entre 1975 e 1976. Foi deputado estadual em 1983 e federal pela Bahia em 1987. Também foi juiz do TJDF. Assumiu a CGU após a saída de Waldir Pires, em 2006, no governo Lula (PT), e ficou até o governo Dilma Rousseff (PT) em 2014. 

*O editor de política do BNews está em Brasília para cobrir a CPI da Pandemia

Matérias relacionadas:

Omar diz que Queiroga envergonha o País, Rogério rebate e diz que CPI faz esse papel e discussão toma conta 

Senadores chamam filho de Bolsonaro de maloqueiro após vídeo com recado a CPI e pedem apuração por ameaça 

Renan Calheiros diz que MDB pode ter candidato à Presidência e que sigla "pagou o preço" por Temer

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp