Economia & Mercado

Vendas de veículos caem 26,6% e têm pior ano desde 2008

Publicado em 05/01/2016, às 07h26   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Após anos de crescimento contínuo entre 2003 e 2012, o mercado automotivo brasileiro vive seu choque de realidade. De acordo com informações publicadas pela Fola, com 2,57 milhões de unidades emplacadas em 2015, as vendas caíram 26,6% na comparação com o ano anterior. O número inclui carros leves, ônibus e caminhões.
Ainda segundo o jornal, houve até reação em dezembro, que terminou com 227,3 mil veículos novos licenciados (crescimento de 16,4% sobre novembro). A alta se deve às boas vendas na última semana do mês, com as fabricantes oferecendo bônus para reduzir estoques —suficientes para atender a 50 dias de vendas.
Mas a evolução não bastou para evitar o pior número de vendas do setor desde 2008, e não há perspectivas de melhora no curto prazo.
Segundo dados da associação Nacional Das Montadoras (Anfavea), as fabricantes de autos cortaram cerca de 28 mil postos de trabalho nos últimos dois anos, fechando 2015 com 130 mil contratados. Nesse período, novas empresas começaram a produzir no Brasil, como a Chery, a BMW e a Audi. Isso evitou uma queda ainda maior nas vagas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp