Economia & Mercado

Empreendedorismo vê crise como oportunidade de investimento

Publicado em 08/05/2016, às 07h22   Chayenne Guerreiro (Twitter:@chay.guerreiro)



Segundo dados do Serasa Experian, 800 mil empresas foram abertas durante a crise econômica no Brasil entre janeiro e maio de 2015. O número é 69% maior ao verificado em 2010, quando o país ainda mantinha estável a sua economia, foram abertas aproximadamente 575 mil empresas.
O empreendedorismo tem sido a forma que a população tem buscado para conseguir uma maneira de sustento ou até mesmo aumentar a renda da família. 
De acordo com o IBGE, de julho de 2011 a julho de 2015, houve um salto de 10,5% no número de profissionais que trabalham por conta própria. Atualmente, o País tem 4,3 milhões de trabalhadores autônomos, que representam 19,3% da população ocupada.
Dono da Doutor Lubrifica Salvador, empresa especializada em serviços automotivos delivery, Fernando Andrade foi um dos que viram na crise uma oportunidade de empreender. Demitido em 2015, ele chegou a ter depressão e traz carências na fala até hoje, em consequência do alto período de estresse que enfrentou. “Em 2015 fui afastado do quadro de executivos de uma grande montadora aqui na Bahia. Por este motivo tive agravamento de uma depressão chegando a perder 50% da fala. Acho interessante falar sobre isto, pois a crise leva a pressão onde executivos são exigidos ao máximo de seu esforço. Mesmo assim continuei meus contatos, meu network mais o mercado parado foram fatores para quase um ano de tentativas. Parti e tomei a decisão de realizar um sonho. Resolvi então partir para um empreendimento, associado a minha formação e experiência profissional”, contou.
De acordo com Fernando Andrade, o delivery surgiu com a necessidade de um serviço ágil e que se adaptasse a necessidade dos consumidores do século XXI. “Com a visão que hoje grande maioria dos trabalhadores não tem tempo e o seguimento delivery de serviços vem crescendo, optei por um serviço automotivo delivery. A Doutor Lubrifica é a primeira e maior rede de Soluções Automotivas Delivery do Brasil e conta com mais de 100 unidades espalhadas em 24 estados, e com esta segurança parti para esta nova fase de minha vida", comemora.
O segredo para o empreendedor, é ver o momento difícil da economia como uma oportunidade. “Eu prefiro pensar que a crise nos traz também oportunidades. Como exemplo, temos visto essa crise afetar a economia em vários segmentos, porém este cenário tem impulsionado os nossos negócios. Com o receio de adquirir novos veículos, o público tem se preocupado mais com a manutenção de seu veículo, desta forma, aquece ainda mais este mercado de lubrificantes, onde o Brasil está entre os 10 maiores do mundo! O sucesso é fruto da dedicação, gostar de seu trabalho, ter uma organização, network, e principalmente acompanhar bem de perto o dia a dia da empresa, em todos os níveis. Ter foco no cliente e fazer seus colaboradores entender a importância de um ótimo atendimento e ser o diferencial", pontua. 
Publicada originalmente às 5h de 07/05/2016

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp