Economia & Mercado

Cai 21% a concessão de vistos de trabalho para estrangeiros

Publicado em 18/12/2016, às 07h47   Redação Bocão News



O Brasil perdeu atratividade na rota de trabalho internacional. A concessão de visto de trabalho para estrangeiros caiu 21,12% em 2015, último dado disponível, somando 36.868 autorizações. O levantamento foi feito pelo G1, com base em estatísticas da Coordenação Geral de Imigração (CGIg) do Ministério do Trabalho. Quase metade desses profissionais foram para o Estado do Rio de Janeiro.
Segundo Marta Mitico, sócia-fundadora do escritório BR-Visa, empresa que presta consultoria e assessoria em imigração, o cenário econômico internacional e a crise no país contribuíram para a queda. "A crise internacional somada a crise de credibilidade institucional traçaram caminho para a queda de investimentos no Brasil e da vinda de estrangeiros. Com a economia tão volúvel, os empregadores estão mais conservadores", afirma.
A variação cambial também pesou nesse movimento. Muitos desses expatriados buscam fazer sua poupança em dólar. Em 2015, a moeda brasileira perdeu 48% do seu valor na comparação com o dólar. Ficou, portanto, menos interessante para um estrangeiro receber em real.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp