Economia & Mercado

Coelba lança projeto exclusivo para formação de eletricistas mulheres

BNews/Vagner Souza
Cerimônia teve presença do governador Rui Costa  |   Bnews - Divulgação BNews/Vagner Souza

Publicado em 19/08/2019, às 16h55   Eliezer Santos



Começou nesta segunda-feira (19) o período de inscrições para a primeira Escola de Eletricistas dedicada exclusivamente para mulheres - projeto lançado hoje à tarde pela Coelba, empresa da Neoenergia, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da  Bahia (Fieb) e governo baiano, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

As interessadas podem inscrever-se até 18 horas do dia 25 de agosto, exclusivamente pela internet, através do site http://www.fieb.org.br/senai. 

A cerimônia na sede da Coelba, no bairro de Narandiba, teve a presença do governador Rui Costa (PT), do presidente da Neoenergia, Mário Ruiz-Tagle. O depoimento de Jamile Nascimento, uma das primeiras eletricistas mulher, da Coelba marcou o sentimento do projeto.

"Comecei de forma difícil, tudo que elas vão ganhar, eu paguei. Fiquei dois anos tentando ser eletricista na Coelba, onde o quadro era todo masculino. Ainda existe preconceito, piada na rua. Tem que ter garra, determinação. A Coelba nos dá um leque de crescimento e possibilidade".

"Que os homens não me escutem, mas elas são melhores que os homens. Espero ter aproveitamento delas na estrutura da Coelba", emendou o diretor presidente da Coelba, Fulvio Machado.

Durante a cerimônia, Rui propôs estender a parceria com a Coelba, com aproveitamento de mulheres formadas em cursos técnicos da rede estadual.

O projeto 'Escola de Eletricistas' é inédito no norte e nordeste do país e será expandido para as outras distribuidoras da Neoenergia, com objetivo de capacitar mulheres interessadas em exercer atividades em instalações elétricas prediais e  nas redes de distribuição de energia. 

Serão abertas quatro turmas, com um total de 100 vagas, exclusivamente para mulheres, 25 vagas em cada turma. As aulas serão realizadas nas instalações do SENAI/BA, na unidade de Dendezeiros, de segunda a sexta-feira, com início programado para outubro.

As candidatas precisam ter concluído o ensino médio ou equivalente;  ter no mínimo 18 anos na data de inscrição no processo seletivo, residir em Salvador ou proximidades. O curso possui carga horária de 596 horas. O processo seletivo contará com prova escrita (português e matemática), avaliação psicológica, teste prático, além de entrevista para avaliação de perfil técnico. 

As candidatas selecionadas vão receber vale transporte durante o curso.  

A iniciativa tem também o apoio do Departamento de Trânsito da Bahia (Detran), que vai oferecer gratuitamente a carteira Nacional de Habilitação para as mulheres que concluírem o curso de eletricista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp