Economia & Mercado

Copom anuncia manutenção de taxa básica de juros em 2,00% ao ano

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Manutenção da taxa básica de juros em 2% foi de acordo com expectativas do mercado  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 28/10/2020, às 19h34   Redação BNews



O Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do Banco Central do Brasil, decidiu por unanimidade nesta quarta-feira (28) que irá manter a taxa Selic em 2% ao ano. Foi a segunda reunião consecutiva em que o colegiado manteve a taxa básica de juros no atual patamar, mantendo-se em consonância com as expectativas do mercado.

"As últimas leituras de inflação foram acima do esperado, e o Comitê elevou sua projeção para os meses restantes de 2020. Contribuem para essa revisão a continuidade da alta nos preços dos alimentos e de bens industriais, consequência da depreciação persistente do Real, da elevação de preço das commodities e dos programas de transferência de renda. Apesar da pressão inflacionária mais forte no curto prazo, o Comitê mantém o diagnóstico de que esse choque é temporário, mas monitora sua evolução com atenção", justificou o Copom em comunicado. 

Com a taxa de juros se mantendo em baixa, a expectativa é que se mantenha a facilidade de obtenção de crédito e empréstimos. No entanto, com essa manutenção, o risco de um aumento na inflação acaba crescendo. Nos últimos meses, diversos brasileiros vêm reclamando do aumento de preços de insumos, como o arroz.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp