Economia & Mercado

Ford afirma que negocia plano de demissão com funcionários 'dentro de um orçamento limitado'

Divulgação
Na sexta (5), duas liminares determinaram a suspensão de demissões em Camaçari, na Bahia, e na fábrica de motores e transmissões no interior de São Paulo  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 09/02/2021, às 22h39   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

A Ford encaminhou aos funcionários da fábrica de Taubaté (SP) nesta terça-feira (9) um comunicado no qual diz que continuará negociando um plano de demissão com o Sindicato dos Metalúrgicos e afirma ter sido notificada da decisão que proibiu dispensas em massa.

Na sexta (5), duas liminares determinaram a suspensão de demissões em Camaçari, na Bahia, e na fábrica de motores e transmissões no interior de São Paulo. O fechamento das plantas foi anunciado pela montadora norte-americana no dia 11 de janeiro.

No comunicado a que a Folha teve acesso, a empresa diz que "os entendimentos na busca de um acordo seguem avançando independentemente da liminar" e que acredita na construção bilateral de um programa de demissão "dentro de um orçamento limitado".

Os trabalhadores rejeitaram na semana passada a proposta de indenização de 1,1 salário por ano de trabalho para os funcionários horistas, e de 0,7 salário para os mensalistas.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté tinha a expectativa de participar, na segunda (8) à tarde, de uma reunião por videoconferência com diretores globais da empresa, mas a conversa foi cancelada horas antes.

Os representantes sindicais que participariam da reunião foram informados de que as negociações do plano de demissão serão tocadas pelos diretores da empresa no Brasil -é também o que consta no comunicado encaminhado pela empresa aos funcionários.

A empresa informou que começará, nesta quarta (10), a convocar funcionários para o retorno escalonado ao trabalho. A necessidade de retomar a produção para garantir a disponibilidade de estoque de pós-venda já tinha sido prevista pela empresa quando do anúncio do fechamento das fábricas.

Também nesta quarta, os metalúrgicos realizam assembleia para definir os detalhes de uma carreata marcada para o dia 12. A programação prevê concentração a partir de 7h e saída às 8h. Uma nova reunião com a Ford também é prevista pelos sindicalistas ainda nesta semana.

Conforme antecipou a coluna Painel S.A., a Ford assinou acordo com o Procon-SP para garantir o fornecimento de peças de reposição e assistência técnica.

Em nota, a montadora confirmou que está convocando os empregados de Taubaté e Camaçari para o trabalho, e que mantém as negociações. "A empresa informa que as liminares recentemente deferidas não criam nenhum entrave para que isso possa ser feito."

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp