Economia & Mercado

CEO da Bahia Mineração vê Fiol como 'mecanismo de indução de investimentos'

Elói Corrêa/GOVBA
Bamin arrematou por R$ 32,730 milhões o trecho 1 da ferrovia em leilão digital nesta quinta-feira (8)  |   Bnews - Divulgação Elói Corrêa/GOVBA

Publicado em 08/04/2021, às 17h55   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

O CEO da Bahia Mineração S/A (Bamin), Eduardo Ledsham, comemorou nesta quinta-feira (8) a concessão do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) pelo governo federal à empresa, em leilão digital da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A Bamin arrematou a extensão de 537 quilômetros entre as cidades de Ilhéus e Caetité, na Bahia, em lance único de R$ 32,730 milhões. Com isso, a companhia vai administrar o trecho 1 da Fiol nos próximos 35 anos.

Em entrevista coletiva após o leilão, o CEO ressaltou que a Fiol "é um grande mecanismo de indução de investimentos" na região.

O trecho 1 da ferrovia vai atravessar os municípios baianos de Ilhéus, Uruçuca, Aureliano Leal, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Itagi, Jequié, Manoel Vitorino, Mirante, Tanhaçu, Aracatu, Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Lagoa Real, Rio do Antônio, Ibiassucê e Caetité.

De acordo com Eduardo Ledshan, a estimativa é que a Bahia Mineração S/A seja responsável por cerca de 30% das cargas transportadas na ferrovia e os outros 70% estejam disponíveis para outros carregamentos.

Leia também:

Ministro da Infraestrutura diz que Fiol é 'projeto mais transformador da Bahia'

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp