Economia & Mercado
Publicado em 25/05/2021, às 16h40 Redação BNews
Uma pesquisa intitulada como Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro que acabde ser divulgada mostra que o mercado editorial teve uma queda de 13% no seu faturamento total em 2020 na comparação com o ano anterior. Os números levam em conta as vendas para o mercado e para o governo. Quando observado apenas as vendas feitas ao mercado, a queda foi de 10%.
O levantamento, feito pela Nielsen em parceria com a Câmara Brasileira do Livro e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, mostra o forte impacto que a pandemia do coronavírus teve sobre um setor que estava até então em recuperação após sucessivas crises de redes como Saraiva e Cultura.
De acordo com informações da Folha de S.Paulo, o levantamento também mostra que a participação das livrarias virtuais cresceu 84% no faturamento das editoras no ano da pandemia, enquanto as lojas físicas tiveram uma queda de 32%.
Em 2019 a receita das vendas por comércio online era de R$ 502 milhões, e saltou para R$ 923 milhões no ano passado, quando as livrarias tiveram que fechar por causa da quarentena.
O faturamento total no ano foi de R$ 5,2 bilhões, com 354 milhões de exemplares vendidos, o que representa uma redução de 18% em relação ao ano anterior. A venda de livros didáticos teve uma redução de 15%.
Ainda de acordo com a Folha, entre os recortes, o setor com pior resultado foi o de religiosos, com recuo de 18% nas vendas, muito afetado pela redução da abordagem porta a porta.
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