Economia & Mercado

CDL espera que vendas no final de 2021 superem mesmo período de 2019

Dinaldo Silva / BNews
“A Partir de agosto para cá, as coisas estão ficando iguais ao que era antes da pandemia. Estamos voltando a vender como vendíamos antes. A gente espera que neste final de ano tenham vendas mais firmes, maiores, do que as de 2019 - antes da pandemia", opinou Alberto Nunes,  Presidente da CDL Salvador  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 28/10/2021, às 12h15   Nilson Marinho e Marcos Maia


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Embora reconheça que comércios em processo de reabertura recente, após terem de suspender suas atividades por conta do novo coronavírus,  possam passa por problemas de abastecimento neste final de ano, Alberto Nunes,  Presidente da CDL Salvador, acredita que o segmento lojista pode ter na reta final de 2021 um desempenho melhor que o verificado no mesmo período de 2019 - antes da pandemia. 

O representante lojista conversou com a reportagem do BNews nesta quinta-feira (28) durante o evento de lançamento, pela prefeitura de Salvador, de um programa de recuperação da economia no final desta  manhã, no Wish Hotel, no Campo Grande. Nunes avalia que após quase dois anos de um cenário de "recessão profunda", em virtude da pandemia, a partir dos últimos meses de maio e junho, começou a haver uma retomada do cenário anterior à crise provocada pela Covid-19.

“A Partir de agosto para cá, as coisas estão ficando iguais ao que era antes da pandemia. Estamos voltando a vender como vendíamos antes. A gente espera que neste final de ano tenham vendas mais firmes, maiores, do que as de 2019 - antes da pandemia", opinou. Segundo o presidente da CDL, no Brasil, houve uma redução de pouco mais de 20% no número de fechamento de lojas.

Nunes pondera, contudo, que o processo de retomada destes estabelecimentos tem sido lenta - especialmente em um contexto de escassez de matérias primas para abastecimento dos próprios comércios. Ele acredita que os fornecedores tendem a priorizar o abastecimento de estabelecimentos que conseguiram se manter em funcionamento ao longo dos últimos meses, em detrimento dos comércios que estão reabrindo por agora. 

Nunes destaca que as lojas que primeiro identificaram esse cenário, procuraram garantir produtos com mais antecedência - e consequentemente terão um desempenho melhor que o que tiveram em 2019. "A gente acha que não vai ter mercadoria para todo mundo, para todas as lojas", estima. A CDL contabiliza, atualmente, a existência de 12 mil lojistas em contato recorrente com a instituição. Embora reconheça que o cenário não seja o mais confortável para a categorial, Nunes demonstrou otimismo.

"Acho que essa parte do consumo ficou restrita por muito tempo - principalmente no ano passado que não teve Dia das Mães, Dia dos Pais ou o próprio Natal. As famílias não se reuniram. Acho que as famílias vão se reunir no Natal e vão dar aqueles presentes que não deram no ano passado" , continuou. Nunes avaliou ainda que, para continuar viabilizando os negócios, é importante que o turismo na capital baiana seja fortalecido.

Na opinião dele, há uma demanda reprimida nesse âmbito, e é importante que as autoridades responsáveis adotem medidas para fortalecer o segmento em todo o Estado.  

Questionado sobre a situação dos lojistas da Baixa de Sapateiros e Barroquinha, e os percalços que tem atravessado para se manterem abertos durante a pandemia, Nunes ponderou que a região tem sofrido para se adaptar ao longo dos anos. Ele acredita que as modificações no perfil do transporte público - com a construção da Estação da Lapa e posteriormente com a implantação do Metrô - acabaram reduzindo a circulação de pessoas nessas regiões. 

Para ele, a sobrevivência dos lojistas poderia ser possível a partir do abandono de um formato de "multivarejo". "Acho que a Baixa de Sapateiros conseguiria voltar [a ter mais público] se fosse concentrada em um seguimento, que a pessoa tivesse de ir lá por causa daquele segmento, como acontece com Calçada - com a parte de material elétrico - ou a Djalma Dutra - focada em peças de carro", sugeriu. 

Entre 1º e 24 de dezembro - véspera de Natal - a CDL Salvador realizará sua tradicional campanha "Natal de Luz de Prêmios", para fomentar as vendas, especialmente das lojas de rua.

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