Economia & Mercado

‘Governos estaduais são os últimos culpados’, diz deputado sobre aumento da gasolina

Divulgação/Câmara dos Deputados
Bnews - Divulgação Divulgação/Câmara dos Deputados

Publicado em 28/10/2021, às 21h09   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD-SE) defendeu nesta quinta-feira (28), em entrevista ao programa BNews Agora, da Piatã FM, que o ICMS, de responsabilidade dos governos estaduais, não tem culpa sobre os sucessivos aumentos dos preços dos combustíveis nos postos e do botijão de gás. Para ele, acabar com a “dolarização” da gasolina ajudaria a baratear os produtos, mas não resolveria totalmente o problema. 

Leia mais: Motoristas de Uber prometem parar Salvador em protesto contra gasolina cara

“Os últimos culpados são os governos estaduais, até porque o último aumento do ICMS foi em 2015. Mesmo sem alta no preço, os governadores poderiam até reduzir a alíquota, mas esse imposto é parte importante da arrecadação dos Estados. Temos outro problema: o botijão de gás custa 10% do salário mínimo, onde vamos parar? Vamos matar nosso povo de fome? A Petrobras anunciou lucro de mais de R$ 30 bilhões. Estamos enchendo os bolsos dessa estatal e de seus acionistas às custas do suor do povo brasileiro. E acabar com a dolarização já ajudaria muito, mas é preciso uma mudança radical em toda a política econômica do país. Isso tem a ver com o governo federal, que prioriza agradar o mercado às políticas de emprego e renda”, disse. Na Bahia, o governador Rui Costa já avisou que não irá diminuir o ICMS da gasolina

O deputado apoiou ainda o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), como o nome ideal para acabar com a polarização entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições de 2022. De acordo com ele, no entanto, ainda é muito cedo para dizer se o parlamentar terá força na disputa.

“Não podemos mais viver nessa polarização e acho que Pacheco é uma boa alternativa, foi uma boa escolha do PSD trazê-lo. Um jovem político, que faz um bom trabalho à frente do Senado. Ele tem muita competência, mas ainda é prematuro dizer se ele tem alguma chance ou não. É inegável que ele tem potencial”, analisou. 

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter.

Leia também:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp