Economia & Mercado

Americanas deixa de ser número um entre os brasileiros após escândalo

Divulgação / Americanas
Americanas perde favoritismo nos lares brasileiros e cede lugar para Assaí  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Americanas

Publicado em 26/09/2023, às 08h01 - Atualizado às 08h05   Cadatrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Americanas perdeu favoritismo nos lares brasileiros e caiu para a terceira posição, após escândalo de fraudes envolvendo o alto escalão da varejista.

Esses são dados do levantamento realizado, com base no primeiro semestre de 2023, pela empresa de pesquisas Nielsen.

De acordo com reportagem do jornal Valor Econômico, na rede de lojas da Americanas, o índice alcançado foi 21% neste ano, abaixo dos 24,6% apurados nos primeiros seis meses de 2022.

Com relação à posição no ranking de preferência entre os consumidores brasileiros, o grupo Assaí é o primeiro colocado. O Atacadão está em segundo lugar, Lojas Americanas na terceira posição e, em seguida, vem o Carrefour.

O estudo, que leva em consideração diferentes tipos de empresas e comercialização, constatou que, de janeiro a junho, a taxa de penetração do Assaí nos lares alcançou 24,4%, três pontos percentuais acima do ano anterior (21,4%).

Vale destacar que, também como resultado da crise que se estabeleceu na companhia e da competitividade dos preços praticados no mercado, a operação física da Americanas cedeu lugar para os concorrentes e, por isso, foi superada pelo Atacadão, que passou a ocupar a segunda posição.

A quantidade total de unidades da varejista diminuiu consideravelmente. Houve uma perda de 88 pontos no Brasil. Atualmente, existem 1.794 lojas físicas da empresa no território nacional.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp