Economia & Mercado

Três setores influenciam o crescimento da produtividade do trabalho no Brasil; saiba quais são

Divulgação / Pixabay
Em 2023, produtividade do trabalho cresce pela segunda vez consecutiva no país  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 25/09/2023, às 09h03 - Atualizado às 10h34   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Setores da agricultura, indústria e serviços impactaram positivamente nos números referentes à produtividade do trabalho no Brasil, que demonstraram crescimento por duas vezes consecutivas em 2023.

No segundo trimestre deste ano, a alta do indicador de produtividade registrada foi de 2,6%, em comparação ao mesmo período de 2022. Estas são informações baseadas nos cálculos do Observatório da Produtividade, de acordo com reportagem do Valor Econômico.

Segundo Regis Bonelli, economista do Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre), “no primeiro trimestre, houve expansão de 1,3% nessa base de comparação. Antes disso, foram sete trimestres seguidos de recuos nessa medida de produtividade do trabalho. Ao longo desse período, no entanto, o ritmo de queda foi reduzindo trimestre a trimestre”.

Ainda com base na reportagem do Valor, “com o desempenho do segundo trimestre, o nível da produtividade está 2,3% acima do quarto trimestre de 2019, apontado como o marco do pré - pandemia. Já são dois trimestres seguidos de crescimento. Não chega a ser motivo para muita euforia, mas é positivo”.

Vale salientar que a agropecuária obteve dois trimestres seguidos de elevação da produtividade do trabalho, superior a 20%, entretanto, no segundo trimestre, os segmentos da indústria e serviços também cresceram.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp