Economia & Mercado

Americanas descobre rombo de R$ 20 bilhões e presidente pede para sair

Divulgação
De acordo com o comunicado, a área contábil da Americanas detectou "inconsistências em lançamentos contábeis"  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/01/2023, às 21h19   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

O diretor-presidente da Americanas, Sergio Rial, e o diretor de Relações com Investidores, André Covre, pediram demissão da companhia nesta quarta-feira (11), após a empresa identificar um rombo de R$ 20 bilhões em suas contas. De acordo com o comunicado, a área contábil da Americanas detectou "inconsistências em lançamentos contábeis" realizados nos últimos anos, incluindo em 2022. Rial e Covre foram empossados pelo Conselho de Administração da companhia em 2 de janeiro deste ano.

"Entre as inconsistências mencionadas acima, a área contábil da Companhia identificou a existência de operações de financiamento de compras em valores da mesma ordem acima, nas quais a Companhia é devedora perante instituições financeiras e que não se encontram adequadamente refletidas na conta fornecedores nas demonstrações financeiras de 30/09/2022", diz trecho do comunicado.

Ainda de acordo com o texto, neste momento "não é possível determinar todos os impactos de tais inconsistências na demonstração de resultado e no balanço patrimonial da Companhia." O comunicado diz, ainda, que as estimativas estão sujeitas a confirmações após trabalhos de apuração por auditores independentes. Após a renúncia de Rial e Covre, o Conselho de Administração da Americanas nomeou interinamente o executivo João Guerra para acumular ambos os cargos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp