Economia & Mercado

Americanas pode tomar uma dura decisão após crise na empresa estourar; saiba qual

Reprodução/Google Street View
Decisão das Americanas foi comunicada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Street View

Publicado em 19/01/2023, às 09h29   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Após uma crise de grandes proporções estourar nas Lojas Americanas, a empresa pode tomar uma dura decisão, que já foi até comunicada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A corporação afirmou que está trabalhando com a possibilidade de, nos próximos dias ou potencialmente nas próximas horas, aprovar o ajuizamento, em caráter de urgência, de pedido de recuperação judicial. No entanto, de acordo com o jornal o Globo, o martelo ainda não foi batido sobre a questão.

Em comunicado à CVM, a varejista disse que sua posição de caixa disponível alcançou o valor de R$ 800 milhões, "sendo que parcela significativa deste valor estava injustificadamente indisponível para movimentação pela companhia na data de ontem (quarta-feira).

A situação ficou um pouco mais complicada para as Americanas pelo fato de a BTG Pactual ter obtido, na Justiça, uma vitória a seu favor. A empresa, contudo, já afirmou que vai recorrer da decisão e que a deliberação do Judiciário "fere seu esforço na busca por uma solução de curto prazo com os seus credores".

Além do BTG, o Bradesco entrou com uma petição ontem no TJ pedindo que toda e qualquer solicitação para levantamento de valores depositados junto ao Bradesco e outras instituições financeiras seja precedida de autorização judicial após "devidamente comprovada a sua necessidade e finalidade". O Goldman Sachs também entrou com recurso pedindo antecipação de suas dívidas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp