Economia & Mercado

Anatel quer padronizar cabos dos carregadores de celular

Reprodução/ GOV-BR
A agência brasileira quer adotar o conector USB-C como padrão e coloca proposta em consulta pública até 26 de agosto no site da Anatel  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ GOV-BR

Publicado em 29/06/2022, às 10h43   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer padronizar os cabos usados para carregar os celulares, adotando o conector USB tipo C como universal, assim como fez a União Europeia. A proposta foi divulgada nessa terça-feira (28).

De acordo com o G1, a proposta do ato normativo está aberta a consulta pública no site da agência até o dia 26 de agosto. A população pode acessar a minuta e registrar o seu voto. Vale ressaltar, que se trata ainda de uma proposta, ou seja, não está em vigor.

A escola da opção de cabo UBS-C pela instituição foi justificada "por já ser amplamente utilizada pela maioria dos fabricantes globais". Além disso, a agência argumentou que esse tipo de porta já tem uma normatização estabelecida e reconhecida internacionalmente.

A entrada está presente na maioria dos telefones Android lançados nos últimos anos. Porém, o projeto europeu enfrenta resistência da Apple, que utiliza a tecnologia Lightning nos iPhones.

No ato normativo a Anatel cita um pedido de parlamentares americanos para que os Estados Unidos também adotem essa mesma medida de padronização do carregador USB-C. Além de defender a União Européia pela padronização alegando que a área técnica avaliou o tema e recomendou adotar uma abordagem semelhante à da Europa.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp