Política

“Vou estuprar todos vocês”, disse presidente da Caixa a funcionários

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Presidente da Caixa, Pedro Guimarães é acusado de assédio sexual  |   Bnews - Divulgação Foto: José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 29/06/2022, às 10h21 - Atualizado às 10h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, é alvo de uma série de denúncias de assédio sexual por parte de funcionárias da instituição financeira. Este é o primeiro caso público do tipo envolvendo um alto funcionário do governo Jair Bolsonaro (PL).

O caso foi revelado pelo portal Metrópoles, que também denunciou uma série de descontroles e assédios morais cometidos por Pedro Guimarães, que foi cotado para ser candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro para as próximas eleições presidenciais.

Em 25 de abril deste ano, durante a feira Agrishow em Ribeirão Preto/SP, o presidente da Caixa ficou tão irado ao ouvir críticas de clientes. Na ocasião, ele ameaçou retirar o emprego de funcionários do banco estatal.

Antes, em fevereiro deste ano, Pedro Guimarães ficou tão nervoso que deu esmurrou e destruiu um painel com a marca do banco em uma reunião presencial com os funcionários que participaram.

No final de 2021, em outra reunião com funcionários do agronegócio na Caixa, inclusive mulheres, Guimarães chegou a usar a seguinte expressão, em mais de um momento:

“Se não fizerem o que eu estou mandando, eu vou estuprar todos vocês”, disse o presidente da Caixa.

De acordo com o colunista Guilherme Amado, logo depois, várias pessoas da área perderam suas funções, mesmo entregando resultado expressivos.

Em nota, a Caixa informou que não tem conhecimento sobre as denúncias de assédio sexual contra Guimarães e que tem protocolos de prevenção contra casos de qualquer tipo de prática indevida por seus funcionários.

"A Caixa não tem conhecimento das denúncias apresentadas pelo veículo. A Caixa esclarece que adota medidas de eliminação de condutas relacionadas a qualquer tipo de assédio. O banco possui um sólido sistema de integridade, ancorado na observância dos diversos protocolos de prevenção, ao Código de Ética e ao de Conduta, que vedam a prática de 'qualquer tipo de assédio, mediante conduta verbal ou física de humilhação, coação ou ameaça'", informou, em nota ao site.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp