Economia & Mercado

Após erro, banco revê repasse de 12 bi ao Tesouro Nacional; entenda

Divulgação / CEF
Banco alega equívoco em depósitos judiciais dos últimos anos  |   Bnews - Divulgação Divulgação / CEF

Publicado em 02/08/2023, às 16h26 - Atualizado às 17h18   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Auditoria interna urgente aberta para avaliar os impactos da necessidade de repassar R$ 12 bilhões de reais ao Tesouro Nacional deve ser concluída nos próximos dias. É o que espera a Caixa Econômica Federal (CEF), a fim de investigar as consequências do repasse bilionário aos cofres da União, em função de um “erro” em depósitos judiciais que o banco deveria ter realizado nos últimos anos.

A diretoria da instituição financeira explicou, oficialmente, que foram surpreendidos com um informe da equipe técnica relatando um equívoco contábil, que detectou valores não cadastrados corretamente ao ingressarem na CEF.  

A nota da Caixa diz que “houve erro nas informações prestadas pelos depositantes no ato da abertura da conta de depósito judicial... os referidos valores não tiveram a destinação prevista”.

A presidente da instituição, Rita Serrano esclareceu, em nota, que “o repasse previsto não traz impacto relevante para liquidez da CEF, que se encontra em patamares sólidos e significativamente acima dos limites regulatórios, portanto, não afeta a capacidade de negócios do banco”.

De acordo com reportagem do jornal Valor Econômico, existe a possibilidade da CEF solicitar parcelamento na devolução dos recursos para mitigar impactos no capital, principalmente em um momento em que a instituição financeira quer expandir linhas de crédito para habitação e agronegócio.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp