Economia & Mercado

Após vitória de Javier Milei, dólar volta a valer mil pesos na Argentina; saiba detalhes

Divulgação / Freepik
Alta do dólar ocorre no primeiro dia útil após eleição presidencial na Argentina  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik

Publicado em 22/11/2023, às 11h25 - Atualizado às 11h41   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Após vitória de Javier Milei, no pleto presidencial argentino, dólar volta a valer mil pesos na Argentina. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Alta da moeda norte-americana ocorre no primeiro dia útil do economista ultraliberal como presidente.

“O dólar blue, negociado no mercado paralelo, encerrou a 1.025 pesos para compra e 1.075 pesos para venda, segundo o jornal La Nación. O índice Merval, principal referência das ações negociadas na Bolsa local, subiu 22,84%”, de acordo com informações da reportagem do jornal O Globo.

A análise da reportagem abordou o cenário do mercado de ações, que foi impulsionado pelas estatais. “Milei defendeu privatizações após o resultado eleitoral. Já o câmbio tenderá a se movimentar ao sabor da principal proposta apresentada pelo presidente eleito na campanha, que é a dolarização da economia. Logo nas primeiras horas da manhã, o governo baixou decreto instituindo uma mudança na fórmula que determina o câmbio para exportadores; a Argentina tem mais de uma dezena de cotações de dólar”, revela a matéria.

Outro dado relevante a se salientar é o do valor do dólar para exportação, elevado para 614 pesos, alta de pouco mais de 20%. A medida foi tomada ainda na noite de segunda-feira, pelo ministro da Economia e candidato derrotado, Sergio Massa, diz O Globo.

O diretor da consultoria argentina Analytica, Claudio Caprarulo, destacou que “a alta do dólar paralelo já era esperada, qualquer que fosse o candidato eleito. No caso da vitória de Milei, o movimento tende a ganhar mais força pela proposta de dolarização”.

Analistas  se posicionam ao afirmar que a tendência é de um dólar mais valorizado, enquanto não houver maior clareza sobre os rumos do governo, provocando mais uma redução geral no poder de compra.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp