Economia & Mercado

Saiba como economizar combustível com o ar-condicionado ligado

Divulgação / Freepik
Ondas de calor exigem uso contínuo de ar-condicionado no trânsito  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik

Publicado em 22/11/2023, às 08h37 - Atualizado às 09h05   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Ondas de calor, como as que têm assolado o país, especialmente Salvador, exigem uso contínuo de ar-condicionado no trânsito. Mas isso implica em aumento de consumo do combustível e, consequentemente, de gastos financeiros.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Mas, de acordo com os especialistas, é possível economizar seguindo algumas orientações de ouro.

Em uma entrevista para o R7, o professor Eduardo Alexandre dos Santos, coordenador do curso de engenharia mecânica da Faculdade Anhanguera, deu algumas orientações para minimizar esses gastos com o uso do equipamento.

Veja a seguir:

  • 1) Antes de mais nada, aproveite a ventilação natural antes de ligar o ar-condicionado, abrindo janelas e deixando o ar quente escapar para resfriar mais rapidamente o interior do automóvel, exigindo menos potência do equipamento.
  • 2) Manutenção em dia, como limpeza do disposto, é crucial para desempenho eficaz da ferramenta veicular.
  • 3) Seguindo esse passo a passo, não será necessário utilizar o ar-condicionado na potência máxima, reduzindo assim, o consumo de combustível e mantendo uma temperatura confortável.
  • 4) O condutor também pode utilizar o recurso de recirculação do ar-condicionado, que possibilita que o “sistema reutilize o ar já refrigerado em vez de resfriar o ar externo mais quente”.
  • 5) Projeta o carro com um para-sol ou em área com sombras para evitar que o carro exposto ao sol fique, interna e externamente, altamente aquecido e exija resfriamento intenso.
  • 6) Organize-se para, em caso de viagens ou deslocamentos distantes, evitar congestionamentos e trânsito intenso, situações que exigem maior duração de uso do ar-condicionado. Com planejamento de rotas alternativas, o motorista também economiza tempo e dinheiro.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp