Economia & Mercado

Aprenda como consultar se o CPF está com restrição e como limpar o nome no mercado

Divulgação | Freepik
Confira as dicas de como limpar o nome e voltar a ter crédito no mercado  |   Bnews - Divulgação Divulgação | Freepik

Publicado em 29/10/2023, às 11h36 - Atualizado às 12h20   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Restrição no CPF ocorre quando há pendências financeiras ou dívidas em nome do titular do documento junto às instituições credoras, como atraso no pagamento de contas, empréstimos não pagos e dívidas com cartões de crédito.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

As restrições do CPF são registradas em órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa e as empresas também podem inseri-las nos cadastros de inadimplentes.

As principais consequências de ter o CPF com tal problema são: dificuldades em obter crédito ou em fechar contratos, como os de aluguel, por exemplo, e impedimento para compras a prazo no crediário.

Para saber se o CPF está com algum impedimento, a pessoa deve entrar no site da Serasa e se cadastrar para fazer a consulta.

Em caso de o nome estar negativado, para regularizar a situação junto ao mercado, existe a possibilidade de negociar as dívidas. Mas, quem desejar, também pode entrar em contato diretamente com as empresas.

Vale ressaltar que, com relação ao parcelamento das dívidas, a retirada do CPF do cadastro de inadimplentes deve ser feita, em média, cinco dias úteis após o pagamento da primeira parcela. E se a exclusão não for feita, o cidadão pode fazer a reclamação diretamente na ouvidoria da empresa, além de acionar o Procon.

Entretanto, se o consumidor não honrar os próximos pagamentos, o seu nome poderá voltar a ser negativado e ele terá que fazer um novo acordo para limpar o nome na praça.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp